Os Miseráveis | Hugh Jackman roubou pão na casa do João and shit happened

 

Esse ano a Academia tá de parabéns e nomeou vários filmes grandiosos. É difícil mesmo ter absoluta certeza de quem vai ser o grande campeão da noite. De todos eles, a maior produção é, sem dúvida, o musical Os Miseráveis. Victor Hugo, aquele ar de Revolução Francesa, músicas lindas e um baita elenco. Não entendi a economia nas indicações.

 

Qual é: Adaptação da obra de Victor Hugo sobre a situação do povo francês nos anos da Revolução. Jean Valjean é um prisioneiro que tem uma nova chance na vida e tenta aproveitá-la para passar a mesma generosidade a outra pessoa. Ele vive uma relação de gato e rato com o oficial Javert por anos, mas ainda assim, deu jeito de criar a órfã Cosette para compensar um episódio de negligência com a mãe dela, que morreu. Tudo isso rodeado pelo contexto da Revolução Francesa, o que deixa tudo muito mais emblemático.

 


 


 

O que eu acho disso tudo: Toda a produção é impecável e o fato de transformar a história de tantos personagens distintos em um musical com fundo político merece o respeito até daqueles que torcem o nariz pra musicais. Aliás, não entendo por que tanta resistência ao gênero. O elenco está sensacional e o filme merecia ser lembrado em muitas outras categorias.

 

 

Indicações:

Melhor Filme

Melhor Ator – Hugh Jackman

Melhor Atriz Coadjuvante – Anne Hathaway

Melhor Figurino

Melhor Maquiagem

Melhor Canção Original – “Suddenly”

Melhor Direção de Arte

Melhor Mixagem

 

 

Qual vai ser: Infelizmente deve levar apenas as categorias técnicas, como Maquiagem, Direção de Arte e Mixagem, além da estatueta de Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway. A personagem dela fica poucos minutos no filme, mas tem uma participação tão marcante que o fantasma dela não é esquecido tão cedo. Eu sei que o Daniel Day-Lincoln vai ganhar, mas Hugh Jackman também é merecedor do prêmio. Dificilmente leva de melhor filme, mas eu não questionaria uma eventual surpresa. Não entendi a não indicação de Melhor Diretor. Aliás, tem muita coisa que não entendi nessas indicações.

 
 
Nota: