Listas

3 Filmes sobre Beatles na Netflix que todo fã deve assistir


 

Já faz quase 60 anos (!) que os Beatles tomaram conta do mundo com seus hits dançantes e revolucionaram a forma de se fazer (e vender) música. Mesmo após tanto tempo, o quarteto de Liverpool continua no imaginário não apenas dos que eram fãs da banda naquela época, mas das novas gerações que continuam interessadas em suas canções e também em toda a “mitologia” da Beatlemania.

Não são poucas as produções que falam sobre George, Paul, John e Ringo: desde filmes com a própria banda, até documentários, musicais e cinebiografias. Atualmente a Netflix disponibiliza três títulos que são praticamente obrigatórios para os fãs da banda. Olha só quais são:

 

1. George Harrison: Living in the material world (2011)

A duração de 3h28 deste documentário pode até assustar, mas vale cada segundo! Dirigido por Martin Scorsese, a produção consegue fazer um relato detalhado da vida de George Harrison, um dos Beatles mais discretos, mas não menos querido pelo público. Apesar da atenção principal ficar apenas com George, a maior parte da história obviamente envolve a trajetória dos Beatles, desde a formação da banda, até o sucesso avassalador, a separação e os projetos de Harrison após este período. A escolha das fontes para entrevistas é impecável, com nomes como Paul McCartney, Ringo Star, Eric Clapton, Tom Petty, além de, é claro, familiares e outros amigos de George. Até quem não é fã da banda vai passar a admirar um pouco mais a história do músico.


 

 

2. O garoto de Liverpool (2009)

A juventude de John Lennon é retratada nesta cinebiografia de apenas 1h38. Estrelada por Aaron Taylor Johnson (Kick Ass e Animais Noturnos), o filme não chega a mostrar a fase de estrelato dos Beatles, mas há muitas referências da cidade de Liverpool que acabaram parando nas letras das músicas do quarteto. O foco aqui é na relação de Lennon com sua tia Mimi, que o criou na ausência de sua mãe Julia. A direção é de Sam Taylor-Johnson, que hoje é casada com o protagonista do filme.

 

3. It was fifty years ago today! The Beatles: Sgt. Pepper & Beyond (2017)

O mais recente documentário sobre os Beatles é provavelmente o mais fraco deles, mas ainda consegue trazer alguns elementos interessantes. Produzido para marcar os 50 anos do Sgt. Peppers, o documentário dá um pouco do contexto da banda antes, durante e após o lançamento do álbum. Ele começa com a citação de John Lennon de que os Beatles eram mais relevantes do que Jesus, a repercussão disso no mercado norte-americano, e foi até a morte de empresário Brian Epstein, conhecido como “o quinto beatle” e o envolvimento da banda com o Maharishi Mahesh Yogi. As fontes não são tão badaladas e interessantes como as do documentário de George Harrison e faltou aprofundar um pouco o próprio álbum objeto do filme, mas ainda consegue reunir algumas curiosidades sobre a banda.

Veja também: Documentários para ver na Netflix