Listas

Os 10 melhores filmes de 2018

Passada a temporada de premiações e com a maioria dos filmes atrasados tendo estreado no Brasil, chegou a hora de escolher os melhores filmes de 2018. Alguns você vai reconhecer da lista de indicados do Oscar e alguns acabaram ficando de fora. De qualquer forma, estes foram os 10 filmes que mais nos impactaram no último ano:

10. Green Book: O guia

A gente pode não concordar com a Academia ao não escolher este como o melhor filme do ano, mas o fato é que Green Book tem qualidades suficientes que o ajudaram a abocanhar o 10º lugar da lista. A dinâmica entre Viggo Mortensen e Mahershala Ali funciona muito bem em um filme fácil de assistir.

Confira a crítica completa

9. Lazzaro Felice

Esta bela homenagem ao neorrealismo italiano está entre os filmes mais interessantes lançados no ano passado. O jogo com ambientações históricas e a forte crítica social sobre o que a Itália se tornou são o ponto alto desta produção que felizmente está disponível no catálogo da Netflix.

Confira a crítica completa

8. A morte de Stalin

Humor negro tem lugar na nossa lista sim! A paranoia e as disputas de poder do círculo mais próximo de Stalin dão uma tônica divertida a este filme que ainda conta com elenco afiado e forte crítica política – ainda que mesclada com comédia. Não se veem filmes com esta sagacidade todos os dias.

Confira a crítica completa

7. Homem-Aranha no Aranhaverso

A história pode até seguir aquela fórmula conhecida dos filmes de super-herói, mas este aqui conquistou seu posto entre os melhores do ano graças à inventividade das técnicas de animação empregadas. É uma explosão de cores muito bem executadas e o melhor filme do Homem-Aranha até hoje (e olha que eu gosto dos dois primeiros do Sam Raimi).

Saiba mais sobre as técnicas utilizadas no filme

6. Hereditário

Se houvesse um Oscar para desgraçar as ideias este aqui provavelmente seria o campeão. Desde uma asfixiante cena de decapitação até o terror psicológico e mindfuck que cresce com a trama, Hereditário é daqueles filmes que prendem até quem não é fã de filme de terror. Quer mais? Tem a brilhante atuação de Toni Colette.

Veja a nossa explicação do filme

5. Em chamas

Engana-se quem pensa que cinema coreano só serve para filmes de terror. Em chamas é um drama/suspense que vai te levar a várias conclusões facilmente contestadas e a um monte de perguntas que você nunca saberá responder. É um filme instigante, provocativo e um verdadeiro exercício para as suas habilidades de detetive.

Confira a crítica completa

4. Nasce uma estrela

Quem diria que um remake, feito pela 4ª vez, conquistaria um lugar na lista de melhores filmes do ano, não é mesmo? O primeiro trabalho de Bradley Cooper na direção conseguiu dar uma roupagem atual à história de ascensão ao estrelado e dos sacrifícios que vêm com isso, projetando Lady Gaga entre as melhores atuações do ano. Sem contar que tem a trilha sonora mais cativante de todas.

Confira a crítica completa

3. A Favorita

Elenco afiado, design de produção caprichado e fotografia inventiva são apenas alguns dos aspectos que fazem de A Favorita uma das melhores produções do ano. Olivia Colman sacramentou a qualidade do filme com o Oscar de Melhor Atriz em uma trama cheia de disputas mesquinhas que interferem nos rumos do Reino Unido durante a guerra com a França.

Confira a crítica completa

2. Guerra Fria

O filme parece ter sido feito na década de 1950 e isso traz um charme particular a Guerra Fria. O filme polonês utiliza um romance cheio de desencontros para fazer uma crítica de onde a Polônia se encontrava durante este período histórico. A fotografia ousada para os padrões de 2018 é um show à parte.

Confira a crítica completa

1. Roma

Alfonso Cuarón entrega sua obra mais autoral e bem-executada com as crônicas cotidianas de Roma. Há muita humanidade na forma com que ele conta esta história e todo o seu talento de diretor pode ser percebido nos planos sequência de tirar o fôlego de qualquer um.

Confira a crítica completa

Imagens: Patti Perret – © 2018 Universal Studios / Tempesta / Quad Productions / Sony Pictures Animation / Reid Chavis / © 2018 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC. AND METRO-GOLDWYN-MAYER PICTURES INC. / © 2018 – Fox Searchlight / © Lukasz Bak / Carlos Somonte