10 filmes legais sobre amizade
20/07/2017
O mínimo para viver | Apenas o primeiro passo da discussão 
27/07/2017

10 filmes obrigatórios para escritores

O que seria do cinema sem aqueles que contam as histórias, não é mesmo? E nem estamos falando só dos roteiristas aqui. Escritores são protagonistas bem populares nos filmes. Eles podem ser profissionais ou amadores, experientes ou iniciantes, de ficção ou jornalistas. O que não faltam são bons filmes com contadores de histórias. Separamos aqui uma lista com os filmes para cada tipo de escritor:

1. Crepúsculo dos Deuses

Para quem não está no emprego ideal

Quem aqui nunca ficou em um emprego meio bosta por que o salário e os benefícios valiam a pena, não é mesmo? É mais ou menos nessa situação em que o roteirista Joe Gills se encontra em Crepúsculo dos Deuses. Sem conseguir vender seus roteiros aos estúdios de Hollywood, ele é contratado pela estrela decadente Norma Desmond para editar e rescrever um roteiro que marcará o seu grande retorno às telonas (sqn). Apesar de estar longe de um trabalho ideal, Joe se acostuma com o luxo do estilo de vida de Norma.

2. O Iluminado

Para escritores atormentados

Um dos melhores filmes de terror de todos os tempos traz Jack Torrance, um ex-professor que aceita o emprego de caseiro em um hotel isolado nas montanhas. Ele leva mulher e filho e aproveita a oportunidade para escrever um livro, mas coisas estranhas acontecem no hotel, que deixam Jack extremamente violento.

3. Meia-noite em Paris

Para escritores que nasceram na época errada

Todo escritor tem algum modelo em quem ele se inspira. Em Meia-noite em Paris, Gil é um roteirista que quer se tornar um escritor respeitado. De férias com sua noiva em Paris, ele descobre que consegue voltar no tempo e conhecer seus principais ídolos da década de 1920. Legal, não?

4. Moulin Rouge

Para os românticos 

Christian é um escritor que quer tentar a vida em Paris e se vê em meio à boemia do Moulin Rouge, lendária casa de shows da cidade. Financiado por um duque do mal, ele se apaixona pela estrela do show que ele está escrevendo. Não demora muito para que o romance dos dois guie a criatividade de Christian.

5. Histórias Cruzadas

Para aqueles que quebram paradigmas

Em vez de casar e ter filhos, como todas as suas amigas, a recém-graduada Skeeter decide se tornar uma escritora. Mas não qualquer escritora. Ela decide escrever sobre um assunto que ninguém falava a respeito: a vida das empregadas domésticas negras em plena época de luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

6. Louca Obsessão

Para quem trabalha sob pressão

Quem nunca precisou escrever sobre pressão, não é mesmo? Em Louca obsessão, o escritor Paul Sheldon sofre um acidente em meio a uma nevasca e é resgatado por uma de suas fãs, Annie Wilkes. Com sua próxima história escrita e pronta para ir para a editora, Sheldon se vê isolado na casa de Annie. O problema é que ela não lida bem com o rumo de sua personagem preferida no livro de Sheldon e isso se torna em um grande problema para ele.

7. Trumbo

Para escritores com pseudônimos

Baseado em fatos reais, o filme retrata o período de caça às bruxas nos Estados Unidos, quando vários profissionais da indústria cinematográfica estavam sendo investigados por um suposto envolvimento com o comunismo. Um deles é o roteirista Dalton Trumbo, que utiliza vários pseudônimos para continuar escrevendo sem trair seus ideais. Um dos filmes roteirizados por ele é Spartacus, de Stanley Kubrick.

8. Adaptação

Para escritores com bloqueio criativo

Escrever não é uma tarefa fácil e que nem sempre pode ser executada sozinho. Em Adaptação o roteirista Charlie Kaufman tem dificuldades em adaptar para o cinema um livro de uma escritora. Ele pede ajuda de seu irmão Donald, que também é roteirista, e da própria autora do livro. O legal é ver a interação e diferentes interpretações dos três escritores sobre a mesma história.

9. Quase famosos

Para escritores que estão começando

Baseado na experiência do diretor Cameron Crowe em viajar com bandas de rock, Quase famosos conta a história do estudante William Miller que sonha em ser um escritor de publicações de rock. Ele convence o editor da Rolling Stone a deixá-lo viajar com uma banda para escrever um artigo sobre o tema, mas descobrindo muitas outras coisas na estrada, principalmente do ponto de vista das groupies.

10. Spotlight

Para quem escreve verdades

Todo jornalista é um escritor. Não importa para que tipo de veículo ele trabalhe, a sua função é contar histórias verdadeiras. Em Spotlight, um grupo de repórteres investiga um sistema de abuso infantil acobertado pela arquidiocese de Boston por muitos anos. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um dos maiores escândalos da história moderna.

Imagens: 1949 Paramount / MPTV / © 1980 – Warner Bros. Entertainment / © 2011 – Sony Pictures Classics / © 2001 – 20th Century Fox / © DreamWorks II Distribution Co / © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. / Hilary Bronwyn Gayle / © 2002 – Columbia Pictures / © 2000 – Dreamworks LLC / © 2015 – Open Road Films