4 Mockumentaries divertidos para maratonar

    Mockumentaries: The Office

    Você já ouviu falar em mockumentaries? Pertencentes ao gênero da comédia, são obras de ficção, porém, filmadas como se fossem um documentário. Estas produções frequentemente analisam os acontecimentos da série ou filme através do relato para a câmera de um dos personagens, como se fosse um documentário ou reality show.

    Citamos alguns exemplos no episódio da semana do Sex and the Flix, o nosso podcast. Ouça no Spotify ou no YouTube.

    O termo mockumentary foi criado na década de 1960 e se popularizou na década de 1980 com o filme This is Spinal Tap. Em alguns casos, eles realmente não são roteirizados, mas na maioria das vezes são escritos justamente para passar esta impressão. Nas últimas décadas, comédias deste tipo se tornaram cada vez mais populares.

    Listamos a seguir algumas séries em estilo mockumentary que são super legais de maratonar pra dar aquela descontraída.

    1. The Office

    A série surgiu no Reino Unido sob o comando do sempre ácido Ricky Gervais e mostra o dia a dia entediante em um escritório. A fórmula vendeu mais quando foi para os Estados Unidos, em uma série estrelada por Steve Carrell no papel do chefe sem noção Michael Scott.

    Ao longo de nove temporadas, a versão USA da série rendeu muitas risadas e criou todo um imaginário da série, com fãs citando passagens de seus personagens até os dias de hoje. O mais legal é que boa parte do elenco era desconhecida e os criadores nem ao menos se deram ao trabalho de mudar seus nomes para a série.

    Onde maratonar: Amazon Prime Video

    Mockumentaries: The Office

    2. Arrested Development

    Fora dos ambientes do escritório, esta série narra a vida da família Bluth, que é teoricamente muito rica e continua mantendo o seu estilo de vida extravagante apesar da sua mudança de status: o patriarca foi preso e a fortuna da família não está mais à disposição dela. Neste contexto, Michael (Jason Bateman) é o único que parece ter algum pingo de decência e tenta segurar as pontas dos parentes, apesar de suas naturezas egoístas.

    As três primeiras temporadas foram produzidas pela Fox e entregam um humor ácido, daqueles que você se pergunta se deveria mesmo rir daquilo. Em 2006 a série foi cancelada e em 2013 a Netflix lançou sua continuação – se bem que pelo resultado era melhor nem ter feito.

    Onde maratonar: Netflix

    Mockumentaries: Arrested development

    3. Parks and Recreation

    Dos criadores de The Office surgiu Parks and Recreation, um mockumentary que teve sete temporadas entre 2009 e 2015. Boa parte da trama trata sobre a construção de um parque em um fosso, envolvendo política e algumas quedas de braço.

    O elenco conta com nomes como os de Amy Poehler, Rashida Jones, Aziz Ansari, Nick Offerman, Aubrey Plaza e Chris Pratt. Alguns políticos famosos chegaram a fazer algumas pontas na série, como Michelle Obama, John McCain e ninguém menos que o presidente dos EUA, Joe Biden.

    Onde assistir: Amazon Prime Video

    Mocumentaries: Parks and recreation

    4. Modern Family

    Esta sitcom em estilo mockumentary recebeu vários elogios da crítica desde o seu lançamento. Ela rendeu 11 temporadas e acabou recentemente, em abril de 2020. Assim como várias outras séries do gênero, Modern Family foca no dia a dia de três famílias. O legal é que são estruturas de família que vão além daquela “pai, mãe e filhos”: tem a família nuclear ou conjugal, a mista e a LGBT.

    Todas estas três famílias estão ligadas e a série mostra situações do cotidiano vivenciadas por cada uma delas.

    Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video

    Modern Family

    Imagens: NBC / Netflix / ABC

     

    Compartilhe: