… Quatro é abusar do bom gosto
24/05/2011
Caderno de perguntas de filmes
27/05/2011

10 filmes obrigatórios para todo nerd

Já que hoje todo mundo tá nessa vibe de Dia da Toalha (que alguns chamam de Dia do Orgulho Nerd), senti-me na obrigação de listar alguns filmes que todo nerd que se preze já viu ou deveria ver (eu me incluo na segunda opção, confesso que ainda não vi todos). E se engana quem pensa que todos eles são sobre ficção científica! Ok, a maioria é… Se bem que todo nerd que se preze (pelo menos os homens) já viu umas coisas mais XXXrated nos momentos mais solitários, mas esses eu não vou recomendar (se bem que tem umas paródias por aí que olha…). Ok, vamos à lista?

O guia do mochileiro das galáxias: o que começou com todo esse furdunço de Dia da Toalha, don’t panic, 42 e “até mais e obrigado pelos peixes”. Adaptação do livro homônimo que resultou numa série de livros. É graças a ele que a data de hoje é celebrada. (Provavelmente o pessoal vai encher isso aqui de mimimi dizendo que o livro é melhor. Gente, é! I mean, deve ser… mas a lista é de filmes, não de livros, ok?).

Star Wars (tudo): essa é bem pros nerds old school que, na maioria das vezes, já entraram nessa pequeninhos (aliás, virar nerd hoje em dia porque é moda NÃO ECZISTE!!). Os seis filmes que formam duas trilogias (ou vice-versa) são essenciais pra começar a falar como o Yoda, respirar como o Darth Vader ou sair por aí lutando com sabres de luz imaginários (quem é nerd já fez pelo menos uma dessas coisas). Aliás, vale lembrar que no dia 4 desse mês foi comemorado o dia de Star Wars.

Jornada nas Estrelas (filme, série, tudo!): quase concorrente de Star Wars, Jornada nas estrelas pode ser um pouco menos disseminado aqui no Brasil, mas os fãs costumam ter um coração bem grande pra comportar as duas sagas. Coisa de gente que fala klingon, faz cumprimento vulcano e acha que o William Shatner é considerado o homem mais sexy do planeta (só não definiram qual).

Tron (original e a continuação): essencial para os nerds do videogame que começaram a sua vida no Atari ou algo parecido. Possui ótimas referências a jogos e todo um ar oitentista (nerds também curtem uma nostalgia – até do que não viveram).

De volta para o futuro (toda a trilogia): Great Scott! Claro que não podia faltar um dos xodós de sessão da tarde do pessoal. Três filmes sobre as idas e vindas do Marty McFly e Doc Brown no tempo e o cuidado para não alterar o universo ao redor em cada uma das viagens. Ótimo pra quem ainda quer aquele skate flutuante ou, obviamente, um De Lorean que viaja no tempo.

A vingança dos nerds: primeira comédia high school a voltar os olhos para os nerds. Não é ficção científica, minha gente! É comédia! Bobinha, mas é. Primeiro passo dos nerds contra os valentões e em direção às cheerleaders. Super datado, já que hoje os nerds estão na moda e não têm mais todo esse trabalho.

2001: Uma odisseia no espaço: meu xodó da ficção científica e um dos mais assustadores da lista (quem tem medo do lobo HAL?). Traz um questionamento bem bacana sobre a origem e os rumos da humanidade. Adaptação do livro de Arthur C. Clarke e dirigido por Stanley Kubrick. Trilha sonora de primeira. Esse sim não é um filme pra qualquer um!

Planeta dos macacos: o original, nada de Tim Burton. Quase um primo de 2001, já que é do mesmo ano e também traz todo aquele questionamento de “pra onde vamos?”. Pra quem acha que é muito tenso sair por aí dizendo “take your stinking paws off me, you damn dirty ape!”.

O Senhor dos Anéis: esse eu coloquei em respeito aos meus amigos RPGistas que são chegados num hobbit. A trilogia em si nem é tão segmentada, mas as discussões que alguns amigos criam em cima da história e da Terra Média sim! Filme de quem não queria que alguém passasse na sua frente enquanto o filme já estava rodando no cinema e deixou isso bem claro ao berrar pra sala inteira ouvir: “YOU SHALL NOT PASS!”

Kick-Ass: apesar de surgir na época em que ser nerd é cool, considero o melhor exemplo do segmento e é o único que vou listar aqui. Existem outros filmes nerds bacanas lançados recentemente, mas Kick-Ass representa melhor o espírito de quem passou a vida lendo quadrinhos e querendo ser um super-herói também.

Filme que nenhum nerd deveria assistir

 

Transformers: o primeiro, o segundo e o terceiro, que está por vir. Na verdade Transformers é um filme que nem nerds e nem ninguém deveria assistir. Quem é nerd mesmo curtia os brinquedos, o desenho e quem sabe até a HQ, mas não o filme. Isso é cria do Michael Bay e Michael Bay is baaaad (no mau sentido).