10 Filmes que se passam em casa

    Filmes que se passam em casa: Atividade paranormal

    Estar em isolamento não é uma das sensações mais agradáveis que existe. E o pior é que isso aqui não é BBB, ninguém vai ganhar um prêmio ao final. Não é à toa que muitos filmes que se passam em casa envolvem a temática do terror e do suspense, seja alimentado por paranoias, ameaças externas ou até mesmo assombrações.

    Para lembrar que muito pode sim acontecer enquanto se está em casa, separamos 10 filmes que se passam completamente (ou predominantemente) da porta pra dentro:

    1. Janela Indiscreta

    Em um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock (de acordo comigo mesma), o mestre do suspense não precisa de muito para deixar o espectador absolutamente tenso. Jeff (James Stewart) é um fotógrafo se recuperando em casa de cadeira de rodas, sem poder sair. Em uma época sem Netflix, seu único entretenimento é bisbilhotar a vida dos vizinhos. Tudo ia muito bem até ele se convencer de que um deles cometeu assassinato.

    Janela Indiscreta

    2. Disque M para matar

    Hitchcock aparentemente era uma pessoa bem caseira. Em Disque M para matar, um jogador de tênis tenta assassinar a sua esposa sem sujar as mãos. Mas o plano dá errado e ele descobre que não existe crime perfeito. A história se passa quase completamente dentro da casa do casal interpretado por Ray Milland e Grace Kelly.

    Disque M para matar

    3. Festim Diabólico

    Mais um filme caseiro de Hitchcock, Festim Diabólico também é famoso pelos extensos planos-sequência e pela quantidade reduzida de cortes, exatamente como uma peça de teatro. Na história, dois homens cometem um assassinato e escondem o corpo minutos antes de darem uma festa em seu apartamento. Será que algum dos convidados vai descobrir este segredo?

    Filmesque se passam em casa: Festim Diabólico

    4. Louca obsessão

    Embora este filme não se passe 100% dentro de casa, ele dá uma boa ideia de confinamento, sem poder sair deste lugar. Isso por que o escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente em meio a uma nevasca e é resgatado por Annie, uma fã de suas obras. Só que Annie fica um tanto decepcionada com o desfecho do mais novo livro do escritor quando ela lê os rascunhos e isso não acaba bem para ele, que fica impedido de sair enquanto não escrever o final que ela quer.

    Louca obsessão

    5. Os outros

    Não basta passar o filme inteiro em casa, esta família mora em um lugar bem isolado. Uma mãe e seus dois filhos aguardam o retorno do pai, que foi para a guerra. Mas coisas bem estranhas começam a acontecer na distante mansão. As crianças tem uma rara doença que as impede de sair ao sol, o que impossibilita qualquer chance de fuga dos três.

    Filmes que se passam em casa: os outros

    6. Um convidado bem trapalhão

    Diferente da maioria dos outros filmes da lista, que navegam entre o terror e o suspense, este filme é uma comédia estrelada por Peter Sellers. Em um mal-entendido, um aspirante a ator vai parar em uma glamorosa festa de Hollywood. A coisa começa a desandar mesmo depois que ele acidentalmente bebe álcool, levando os rumos da festa para patamares absurdos em uma mansão com a esquisitice hi-tech do final dos anos 1960. Não se deixem levar pela péssima tradução do título, o filme consegue ser engraçado (apesar de um tanto datado).

    UUm convidado bem trapalhão

    7. Rua Cloverfield, 10

    Após sofrer um acidente de carro, uma mulher acorda em um bunker com dois homens, que lhe informam que o mundo lá fora está infectado após um ataque alienígena. Ao mesmo tempo em que ela se recupera de um machucado na perna, ela começa a desconfiar do que realmente está acontecendo no mundo lá fora.

    Filmes que se passam em casa: Rua Cloverfield 10

    8. O quarto do pânico

    Neste filme tenso com T maiúsculo, mãe e filha se veem encurraladas por dois bandidos dentro de casa. Por sorte a casa contava com um quarto do pânico, praticamente um bunker em que é possível ver tudo o que acontece lá fora por câmeras. Conforme o filme avança passamos a entender um pouco mais da motivação dos bandidos em invadir aquela casa em particular.

    O quarto do pânico

    9. Atividade Paranormal

    Um dos filmes de terror mais rentáveis do século misturou as tradicionais histórias de casas mal-assombradas com tecnologia. Um casal que vivencia situações bem estranhas em casa decide instalar várias câmeras para registrar e tentar entender o que está acontecendo. Mas as gravações revelam coisas bem perturbadoras.

    Filmes que se passam em casa: Atividade paranormal

    10. Jogo Perigoso

    Não contente em passar quase todo o filme dentro da mesma casa, Jessie (Carla Gugino) passa quase todo o filme em uma cama. Isso porque um jogo sexual de um casal que envolvia o ato de ela ser amarrada à cama deu muito errado quando o marido dela, Gerald (Bruce Greenwood) morre, deixando-a impossibilitada de sair em um local onde não há mais ninguém por perto para socorrê-la. Pra piorar, tem um psicopata à solta nas redondezas (ou não) e Jessie passa a reviver vários traumas na tentativa de se libertar.

    Leia a crítica completa de Jogo Perigoso

    Jogo Perigoso

    Imagens: © 1954 – Paramount Pictures / © 1954 Warner Bros. / 1948 Warner Bros. / © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. / © Dimension Films / The Mirisch Corporation / Michele K. Short – © 2014 Paramount Pictures / © 2002 Columbia Pictures Industries, Inc. / Solana Films / Netflix

     

     

     

     

    Compartilhe: