22 filmes que podem representar o Brasil no Oscar 2019
Nesta semana a Secretaria de Audiovisual divulgou a lista de 22 filmes que estão pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2019. A escolha será feita no dia 11 de setembro por um comitê formado por profissionais de cinema, como diretores, produtores e atores. Conheça melhor como é feita esta escolha.
Confira abaixo a lista completa de pré-selecionados:
1. Além do Homem
Direção: Willy Biondani
Sinopse: Um escritor brasileiro que mora há anos em Paris e renega suas origens se vê encantado com o Brasil quando regressa para investigar o desaparecimento de um antropólogo francês que é seu amigo.
2. Alguma Coisa Assim
Direção: Esmir Filho e Mariana Bastos
Sinopse: O filme acompanha três momentos importantes nas vidas de dois jovens que buscam se divertir pela noite de São Paulo.
3. O Animal Cordial
Direção: Gabriela Amaral Almeida
Sinopse: O dono de um restaurante que vive em situação de atrito com os funcionários e, quando o local é assaltado, precisa controlar a situação.
4. Antes que Eu Me Esqueça
Direção: Tiago Arakilian
Sinopse: Um juiz aposentado que vive sozinho decide investir seus fundos em uma boate de strip-tease em Copacabana.
5. Aos Teus Olhos
Direção: Carolina Jabor
Sinopse: Um professor de natação é acusado por um dos alunos de ter dado um beijo nele e enfrenta um verdadeiro linchamento por meio de redes sociais.
6. As Boas Maneiras
Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Sinopse: Uma gestante contrata uma enfermeira para cuidar de seu filho que ainda não nasceu, mas durante a gravidez ela começa a apresentar comportamentos estranhos e sinistros hábitos noturnos.
7. Benzinho
Direção: Gustavo Pizzi
Sinopse: Uma mãe enfrenta um turbilhão de sentimentos quando seu filho é convidado para jogar handebol na Alemanha ao mesmo tempo em que a irmã dela lida com as instabilidades do marido.
8. Canastra Suja
Direção: Caio Soh
Sinopse: Uma família aparentemente perfeita está na verdade em ruínas, com um pai alcoólatra e uma mãe que tem um caso com o namorado da filha.
9. Como é Cruel Viver Assim
Direção: Julia Rezende
Sinopse: Um homem desempregado e frustrado acha que vai ter a grande oportunidade da sua vida quando uma amiga sugere assaltar a casa do ex-patrão dela.
10. Dedo na Ferida
Direção: Silvio Tendler
Sinopse: O documentário aborda a questão financeira e questiona o discurso das principais autoridades financeiras de que não se pode gastar mais do que é arrecadado.
11. Encantados
Direção: Tizuka Yamasaki
Sinopse: A filha de um importante político do Pará se vê encantada por uma figura misteriosa que vê durante suas andanças pela propriedade da família, mas isso e a intimidade dela com a natureza não são muito bem vistos e ela passa a ser considerada lunática.
12. Entre Irmãs
Direção: Breno Silveira
Sinopse: Duas irmãs que vivem no sertão nordestino são separadas quando um grupo de cangaceiros invade a casa delas. Mas o destino faz com que os caminhos delas se cruzem mais uma vez.
13. Ex-Pajé
Direção: Luiz Bolognesi
Sinopse: Este documentário mostra um pajé que começa a questionar a sua fé quando tem seu primeiro contato com brancos, que consideram sua crença demoníaca. Mas a missão evangelizadora passa a ser questionada quando a morte começa a rondar a aldeia.
14. Ferrugem
Direção: Aly Muritiba
Sinopse: Uma adolescente é obrigada a amadurecer quando algo que ela não queria é compartilhado nas redes sociais.
15. Não Devore Meu Coração!
Direção: Filipe Bragança
Sinopse: Um adolescente passa por grandes dificuldades para conquistar uma garota paraguaia por quem ele é apaixonado. Além de todas as questões de fronteira, o irmão dele pertence a uma perigosa gangue de motociclistas.
16. O Caso do Homem Errado
Direção: Camila de Moraes
Sinopse: O documentário reúne depoimentos sobre a morte de um operário negro em Porto Alegre, executado pela Polícia Militar nos anos 1980.
17. O Desmonte do Monte
Direção: Sinai Sganzerla
Sinopse: O documentário é sobre o Morro do Castelo, lugar escolhido pelos portugueses para a fundação da cidade do Rio de Janeiro e que, segundo lendas urbanas, esconde um tesouro.
18. O Grande Circo Místico
Direção: Cacá Diegues
Sinopse: O filme narra um século da história de uma família austríaca dona de um circo. Direção de ninguém menos que Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo.
19. Paraíso Perdido
Direção: Monique Gardenberg
Sinopse: Um policial é contratado para cuidar do neto do proprietário de uma casa noturna chamada Paraíso Perdido, que é constantemente alvo de grupos homofóbicos.
20. Talvez uma História de Amor
Direção: Rodrigo Bernardo
Sinopse: Um homem metódico fica perturbado ao chegar em casa e ouvir uma mensagem na secretária eletrônica de uma mulher terminando o relacionamento com ele. O problema é que ele não se lembra de ter tido um relacionamento com essa mulher, mesmo com todos ao redor dele perguntando sobre o término.
21. Unicórnio
Direção: Eduardo Nunes
Sinopse: Uma mãe e uma filha lidam sozinhas com a plantação da família enquanto esperam pelo regresso do pai, mas as vidas delas mudam quando elas conhecem um criador de cabras.
22. Yonlu
Direção: Hique Montanari
Sinopse: Yonlu é um jovem poeta e desenhista que decide dar fim à própria vida após ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.