Mães fodonas do cinema
10 Mães fodonas do cinema
10/05/2018
A Noite do Jogo
A Noite do Jogo | Humor orgânico feito da forma certa
15/05/2018

7 Fatos sobre Cate Blanchett que você provavelmente não sabia

 

Que ela é uma das atrizes mais talentosas da atualidade você provavelmente já sabe. Mas juntamos aqui algumas curiosidades que vão te fazer admirar a Cate Blanchett ainda mais:

1. Ela já foi indicada a dois Oscars no mesmo ano

Essa nem a Meryl Streep conseguiu! Em 2007, Blanchett foi indicada a atriz principal e coadjuvante pelas suas performances em Elizabeth: A Era de Ouro e Eu não estou lá. Não levou nenhuma estatueta naquele ano, mas já foi vencedora nas duas categorias: em 2005 como atriz coadjuvante em O Aviador e em 2014 na categoria principal por Blue Jasmine.

Fatos sobre Cate Blanchett

 

2. Ganhou no mesmo ano um Oscar, um Globo de Ouro, um SAG Award, um BAFTA e um Critic’s Choice Award pelo mesmo papel

Alguém se arrisca a adivinhar o papel? Não é muito difícil: foi por Blue Jasmine. Aliás, no total este papel rendeu 42 prêmios para Blanchett! Se alguém aí acha pouco, é o recorde de prêmios de Melhor Atriz para o mesmo papel.

Fatos sobre Cate Blanchett

 

3. Já atuou em 7 produções indicadas ao Oscar de Melhor Filme

Além de ser uma ótima atriz, Cate sabe escolher os seus projetos! Ela já participou de sete filmes indicados na categoria principal do Oscar: Elizabeth (1998), O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), O Aviador (2004), Babel (2006), e O Curioso Caso de Benjamin Button (2008).

Fatos sobre Cate Blanchett
 

 

4. Presidente do júri no Festival de Cannes 2018

Ok, essa você provavelmente sabe, mas é só pra provar que eu não brinco quando digo que esta mulher é poderosa! No 71º Festival de Cannes ela se tornou a 14ª mulher a presidir o júri. A escolha não foi feita por acaso, já que Cate é uma das atrizes mais engajadas na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres na indústria cinematográfica. Ela é uma das fundadoras do Time’s Up e, durante o Festival, liderou uma manifestação de 82 mulheres em prol da causa. O número 82 não foi escolhido por acaso, já que este é o número de filmes dirigidos por mulheres que concorreram no Festival de Cannes ao longo de 71 anos, contra 1.645 filmes dirigidos por homens.

Fatos sobre Cate Blanchett

 

5. É casada há mais de 20 anos com o roteirista Andrew Upton

Muito pouco se sabe sobre a vida pessoal da Cate, já que ao contrário de ~ certas celebridades ~ ela não fica enchendo as capas de revistas de fofoca por aí. Desde 1997 ela é casada com o roteirista Andrew Upton. Nem fotos deste casamento existem, já que na época eles não tinham dinheiro pra pagar o fotógrafo. O engraçado é que logo depois do casamento ela trabalhou em Elizabeth, o filme que rendeu sua primeira indicação ao Oscar e a lançou ao estrelato.

 

 

6. Já foi extra em um filme egípcio

Por algum lugar as pessoas têm que começar, né? Quando ela tinha 18 anos estava viajando de férias pelo Egito e foi convidada para atuar como extra no filme egípcio Kabora, de 1990. Ela conseguiu aparecer em três cenas daquele filme no papel descrito apenas como “líder de torcida loira”. Então tá, né?

Fatos sobre Cate Blanchett 

 

7. Quase interpretou Clarice Starling em Hannibal

Quando Jodie Foster se recusou a fazer a continuação de O Silêncio dos Inocentes, Cate chegou a ser considerada para o papel da agente do FBI Clarice Starling. Mas ele acabou indo pra Julianne Moore, que também mandou super bem.

Imagens: The Weinstein Company / Kevin Winter – © 2014 Getty Images / © 2002 New Line Productions. / Getty Images / Matt Winkelmeyer – © 2017 Getty Images / Al Arabiya / © 2000 – Metro Goldwyn Mayer

Veja também: 11 papéis que quase foram do Leonardo DiCaprio
 


 

Compartilhe: