Oldboy
Oldboy | O filme que voltou as atenções para o cinema coreano
18/09/2018
A morte de Stalin
A morte de Stalin | A melhor sátira política que você vai ver este ano
25/09/2018

9 Filmes que você não sabia que eram remakes

Remakes: Scarface


 

Não sei vocês, mas eu costumo torcer o nariz sempre que anunciam o remake de algum filme, principalmente quando o original já é bom o suficiente. Alguns casos recentes foram Carrie e produções não faladas em inglês, como Oldboy e Intocáveis. Porém, tem muito filme bom que é remake e que muita gente não sabe. Olha só:

 

1. Scarface (1983)

Original: Scarface: A vergonha de uma nação (1932)

Comparativo: a principal diferença na trama dos dois filmes é que o original é ambientado em Chicago e a versão de 1983 em Miami. Aparentemente não se trata de uma licença criativa, mas sim de limitações no orçamento da produção.

Remakes: Scarface

 

2. Três solteirões e um bebê (1987)

Original: 3 homens e um bebê (1985)

Comparativo: o idioma é a principal diferença aqui, já que o original é um filme francês. A produção francesa chegou, inclusive, a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A pouca diferença entre o lançamento dos dois filmes deixa ainda mais clara essa necessidade de Hollywood em se livrar de legendas a qualquer custo. O resultado foi que o filme estrelado por Tom Selleck marcou a infância de muita gente por causa da Sessão da Tarde.

Remakes: Três solteirões e um bebê
 

 

3. Perfume de mulher (1992)

Original: Perfume de mulher (1974)

Comparativo: novamente uma americanização de uma produção europeia, só que desta vez a vítima foi a Itália. Pelo menos tiveram a decência de esperar quase 20 anos pra isso. O original, Profumo di Donna, já é uma adaptação do livro Escuridão e Mel, de Giovanni Arpino e foi indicado a dois Oscars na ocasião: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Estrangeiro.

Remakes: Perfume de mulher

 

4. Os 12 Macacos (1995)

Original: A Pista (1962)

Comparativo: não sei se dá pra chamar bem de remake ou de uma readaptação, já que o original francês é um curta de apenas 28 minutos. Se for por isso o próprio Whiplash seria um remake. Mais algumas mudanças foram feitas na história para dar um pouco mais de conteúdo na versão que conhecemos tão bem com os nomes de Bruce Willis e Brad Pitt.

Remakes: Os 12 macacos

 

5. True Lies (1994)

Original: La Totale! (1991)

Comparativo: Hollywood realmente não perde tempo em copiar os franceses, com apenas três anos entre o lançamento dos dois filmes. Mas a versão com Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis superou o original, rendendo o Globo de Ouro de Melhor Atriz e uma indicação ao Oscar de Efeitos Visuais.

Remakes: True Lies

 

6. Os Infiltrados (2006)

Original: Conflitos internos (2002)

Comparativo: ok, esse aqui bastante gente até sabe que é um remake de um filme de Hong Kong, mas é tão fácil de esquecer isso simplesmente porque a produção de Martin Scorsese é tão boa que parece original. O remake foi tão bem-sucedido que ganhou quatro dos cinco Oscars ao qual foi indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Só não deu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pro Mark Wahlberg em uma de suas mais inspiradas atuações.

 

7. Por um punhado de dólares (1964)

Original: Yojimbo – O Guarda-Costas (1961)

Comparativo: o que acontece se você quer fazer um remake e não consegue os direitos do original? Faz assim mesmo. É isso o que aconteceu com Por um punhado de dólares, dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood. Claro que algumas licenças foram tomadas, como transformar todo o ambiente dos samurais no velho-oeste. O resultado? Sucesso, claro, mas um senhor processinho pra cima dos produtores. Isso aqui não é Westworld, rapá!

Remakes: Por um punhado de dolares

 

8. EdTV (1999)

Original: Louis 19, le roi des ondes (1994)

Comparativo: pra quem não lembra, a broderagem de Matthew McConaughey e Woody Harrelson é bem mais antiga do que True Detective. O filme foi lançado numa época em que os reality shows começaram a fazer sucesso na TV americana, então parecia bem apropriado pra época. O único detalhe é que cinco anos antes os canadenses já tinham vislumbrado essa perda voluntária de privacidade.

Remakes: EdTV

 

9. A incrível jornada (1993)

Original: A incrível jornada (1963)

Comparativo: sim, aqueles bichinhos fofos já tinham se perdido de seus donos 30 anos antes deste filme marcar a sua infância. A principal diferença entre os filmes é que no original os animais não tinham sido dublados, havia apenas um narrador. Dá pra imaginar?

Remakes: A incrível jornada

Veja também: Os 10 remakes mais desnecessários do cinema

Imagens: © 1983 Universal / Interscope Communications – © 1987 / City Light Films – © 1992 / © 1995 Universal Studios / Twentieth Century-Fox Film Corporation – © 1994 / © 2006 Warner Bros. Entertainment Inc. / © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. / © Copyright 1999 – Universal Pictures / Touchwood Pacific Partners 1 – © 1993

Compartilhe: