Indicados ao Oscar 2014
16/01/2014
Oscars Vorazes: já soou um canhão!
29/01/2014

Agendão Oscar 2014

Como todo mundo já viu, saiu a lista de indicados ao Oscar. Pra quem, como eu, já estava de olho no Globo de Ouro no último domingo, não se surpreendeu muito com as indicações. O lado bom de morar no Brasil é que a maioria dos indicados só aparece nos cinemas depois que saem as indicações – uma coisa não é consequência da outra, já que as distribuidoras definem as datas bem antes. Se, por um lado, é bom ainda ter a chance de assistir aos filmes no cinema, por outro, tem que ficar ligado porque muitos deles não estreiam a tempo da premiação (agendada para 2 de março).

Alguns dos indicados às principais categorias já passaram pelas telonas por aqui (Gravidade, Capitão Phillips, Blue Jasmine). Se você foi um dos virjões que perdeu, só tenho uma coisa a dizer: SO SORRY! Torce pra chegar logo às locadoras, porque eu não vou recomendar meios ilícitos de assisti-los (vai que a CIA vem aqui e me prende por, sei lá, apologia à pirataria, arr!).

Pra quem não quer perder os que ainda vão estrear, fique de olho no Agendão Oscar 2014*, marque na agenda, coloque lembrete no celular e reze pra Nossa Senhora do Tapete Vermelho e pro São Balde de Pipoca pra que eles estreiem na data certa na sua cidade (believe me, blumenauense sofre nessas horas).

*datas surrupiadas do IMDB

17/01 – Ela

 Imagem

Por que é do babado: o doidão do Spike Jonze (Quero ser John Malkovich, Adaptação, Onde vivem os monstros) se juntou ao doidão do Joaquin Phoenix e arrecadou cinco indicações. Já levou Globo de Ouro de melhor roteiro e não me surpreenderia se repetisse a façanha. Ainda tem na manga Amy Adams e Scarlett Johansson.

Indicações: 5 – Melhor Filme, Roteiro Original, Trilha sonora, Canção original, Direção de arte

24/01 – O Lobo de Wall Street

 Imagem

Por que é do babado: Scorsese e Leo DiCaprio, nossos habitués das premiações de início de ano, isso já deveria ser suficiente, mas dessa vez nosso Leozinho está com chances reais de levar a estatueta. Já levou o Globo de Ouro, surpreendentemente por uma comédia. Ainda tem o Jonah Hill, que tá comendo bastante feijão (sim, bastante mesmo).

Indicações: 5 – Melhor Filme, Melhor Ator (Leonardo DiCaprio), Melhor ator coadjuvante (Jonah Hill), Melhor diretor (Martin Scorsese), Melhor roteiro adaptado

31/01 – Nebraska

 Imagem

Por que é do babado: parece ser um dos mais low profile, mas Alexander Payne tem no currículo ótimos filmes indicados a premiações (Os descendentes, Sideways, As confissões de Schmidt). Não levou Globo de Ouro, mas marcou presença em categorias importantíssimas, assim como no Oscar. Não tem atores badalados, mas tem um elenco competente e roteiro forte.

Indicações: 6 – Melhor Filme, Melhor Ator (Bruce Dern), Melhor atriz coadjuvante (June Squibb), Melhor diretor (Alexander Payne), Melhor roteiro original, Melhor fotografia

07/02 – Philomena

Imagem

Por que é do babado: assim como Nebraska, não abocanhou no Globo de Ouro, mas marcou presença. Stephen Frears, caso alguém não lembre, é o cara que transformou Helen Mirren em Rainha Elizabeth II (A Rainha), John Malkovich num Don Juan (Ligações Perigosas) e John Cusack em um cara menos coxinha (Alta Fidelidade). E né? Sempre que tiver uma chance de assistir a um filme com a Judi Dench, assista.

Indicações: 4 – Melhor Filme, Melhor atriz (Judi Dench), Melhor roteiro adaptado, Melhor trilha sonora

07/02 – Trapaça

 Imagem

Por que é do babado: por que NÃO seria do babado? Tem Amy Adams, J-Law, Christian Bale (chato, porém talentoso), Jeremy Renner (útero pulou) e Bradley Cooper (útero sambando desesperadamente). I mean… é um elenco que pode fazer a piadinha “Indicado a um Oscar, quem nunca?”. Sem contar que é o elenco do Girl Power: no Globo de Ouro já faturou Melhor atriz e Melhor atriz coadjuvante. Imagina se tivesse categoria de beleza pros boys também! Além de tudo isso, divide o topo de indicações com Gravidade, 10 pra cada, mas ainda fica na frente do concorrente por ter todas as principais categorias (Filme, direção, todas as quatro de atores e roteiro).

Indicações: 10 – Melhor filme, Melhor ator (Christian Bale), Melhor atriz (Amy Adams), Melhor ator coadjuvante (Bradley Cooper), Melhor atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), Melhor diretor (David O. Russel), Melhor roteiro original, Melhor figurino, Melhor edição, Melhor direção de arte

21/02 – Clube de compras Dallas

Imagem

Por que é do babado: cara, um filme que faz o Matthew McCounaghey levar o Globo de Ouro de Melhor ator DRAMA não pode ser ignorado. Até pouco tempo o cara tava enlouquecido rebolando de tanguinha em Magic Mike e agora tem o respeito da Academia e, chocai-vos, o meu! Assim como Ben Affleck, trata-se de mais um Pokémon que evoluiu. Além disso, tem o Jared Leto (alguém lembrava que ele também é ator?) em um papel chocante que gerou um buzz legal já na época das gravações. A Academia gosta de gente assim, que fica com anorexia, quebra nariz, muda de sexo… tudo em nome do cinema. Se Trapaça é o filme do Girl Power, esse é o contrário: abocanhou os Globos nas duas categorias masculinas.

Indicações: 6 – Melhor filme, Melhor ator (Matthew McCounaghey), Melhor ator coadjuvante (Jared Leto), Melhor roteiro original, Melhor maquiagem e cabelo, Melhor edição

28/02 – 12 anos de escravidão

Imagem

Por que é do babado: esse já me chamou a atenção na crítica que saiu no The Guardian mês passado. Pelo que falam, é o primeiro filme de Hollywood a tratar o assunto escravidão de uma forma mais crua e visceral, sem floreios, sem eufemismos. Já levou Melhor Filme Drama no Globo de Ouro, mesmo com elenco e diretor pouco badalados. Sem contar que é mais uma desculpa pra ver Michael Fassbender esbanjando saúde na telona.

Indicações 9 – Melhor filme, Melhor ator (Chiwetel Ejiofor), Melhor ator coadjuvante (Michael Fassbender), Melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o), Melhor diretor (Steve McQueen), Melhor roteiro adaptado, Melhor figurino, Melhor edição, Melhor direção de arte

Compartilhe: