Chutões: coadjuvante e coadjuvANTA
Eles não são o chamariz do filme e você não gastou com o ingresso do cinema por causa deles. No entanto, algumas performances de coadjuvantes são tão notáveis que sobrepõem os protagonistas (ou alguém discorda que a alma de Onde os fracos não têm vez seja o assassino psicótico do Javier Bardem?). Esses são os meus chutões pra quem leva de coadjuvante e coadjuvANTA em 2011:
Melhor ator coadjuvante (Golden Globe)
Christian Bale – O vencedor
Michael Douglas – Wall Street 2
Andrew Garfield – A rede social
Jeremy Renner – Atração Perigosa
Geoffrey Rush – O discurso do rei
Chutão: novamente dividida entre o que eu quero e o que eu acho. Não gosto do Christian Bale, mas ele tem os seus momentos. Sem piadinhas com o filme, mas nessa ele é peso-pesado. Quem eu quero mesmo que ganhe é o Geoffrey Rush, que, ao contrário do que muitos pensam, é a melhor coisa em Piratas do Caribe (só pra citar um caso mais conhecido). O sr. Zeta Jones não deve levar, o esquisitinho do Facebook idem. Jeremy Riachuelo (ah não, é Renner né?) é bom mas acho que pra bater Bale ou Rush tem que comer muita areia no deserto.
Melhor ator coadjuvante (SAG)
Christian Bale – O vencedor
John Hawkes – Inverno da alma
Jeremy Renner – Atração perigosa
Mark Ruffalo – Minhas mães e meu pai
Geoffrey Rush – O discurso do rei
Chutão: ok, só duas alterações de uma premiação pra outra. O que confirma a minha hipótese de que Michael Douglas e Andrew Garfield estão fora da jogada. O que mudou? Nem a cara estranha do John Hawkes e nem a fofura do Mark Ruffalo (e põe fofura nisso) me fazem mudar de ideia. Resultado desejado: Rush. Resultado mais provável: Bale.
Melhor atriz coadjuvante (Golden Globe)
Amy Adams – O vencedor
Helena Bonham Carter – O discurso do rei
Mila Kunis – Cisne Negro
Jacki Weaver – Animal Kingdom
Melissa Leo – O vencedor
Chutão: olha, sem dúvida quem tem mais categoria é a nossa querida sra. Tim Burton. Todo mundo conhece o estilão caricato da Helena Bonham Carter em Alice, Noiva Cadáver ou Harry Potter, mas quando ela quer ser séria, é imbatível. Amy Adams é competente, mas ainda não brilha o suficiente, provavelmente a Melissa Leo tem uma performance melhor que a dela no mesmo filme, mas acho que nenhuma das duas leva. Jacki Weaver é irrelevante e Mila Kunis… cara, comassim a guria que é ex do Macaulay Culkin e que dubla a Meg em Family Guy tá concorrendo? Já pensou se ganha?
Melhor atriz coadjuvante (SAG)
Amy Adams – O vencedor
Helena Bonham Carter – O discurso do rei
Mila Kunis – Cisne Negro
Melissa Leo – O vencedor
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita
Chutão: cara, mudou alguma coisa de uma premiação pra outra? Ah tá… tem a Hailee Steinfeld agora. Mas né? Irrelevante, pirralha demais. Continuo com a Helena Bonham Carter. Mas a Mila Kunis, gente… ainda tô de cara…