Chutões Oscar – atores e atrizes
Assim como fiz com Golden Globe e SAG Awards, é óbvio que iria deixar aqui meus chutões pro Oscar desse domingo. Como nas outras premiações, a maioria dos chutões vou fazer no dia. Coisa de instinto, sabe? Tem que ser no calor do momento… se eu pensar demais ou mudar de ideia, erro o palpite. Depois coloco o placar aqui (aliás, meu Golden Globe ficou fifty fifty e no SAG errei apenas quatro).
Já que o meu sucesso com atores é maior do que em qualquer outra coisa, vou começar pelas quatro categorias que envolvem esses profissionais. O entediante dos Academy Awards é que a coisa fica bem mais óbvia. But still, a Academia às vezes nos reserva algumas surpresas (Mickey Rourke tá aí pra provar), embora isso não deva acontecer esse ano. Vamos aos chutões:
Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams – O vencedor
Helena Bonham Barter – O discurso do rei
Jacki Weaver – Animal Kingdom
Melissa Leo – O vencedor
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita
Chutão: dessa vez eu não erro. Por mais que eu curta o estilão da Sra. Tim Burton, Helena Bonham Carter não brilhou em O discurso do rei. O elenco, num conjunto, funciona. Ela sozinha não. Haille Steinfeld é azarona e Amy Adams ainda vai pegar um papel melhor. O carequinha dourado deve ir, sem muito esforço pra Melissa Leo, que já levou o SAG na mesma categoria.
Melhor ator coadjuvante
Christian Bale – O vencedor
Jeremy Renner – Atração perigosa
Geoffrey Rush – O discurso do rei
John Hawkes – Inverno da alma
Mark Ruffalo – Minhas mães e meu pai
Chutão: eu acho uma pena o Geoffrey Rush estar disputando com o Christian Bale. Por mais que o Colin Firth seja a alma do filme, ele não chegaria até o final sem o Geoffrey Rush. O ator mesmo, não o personagem. Mas né? Pelo que tudo indica o Christian Bale leva. Aliás, se o personagem dele é coadjuvante por que diabos ele aparece em primeiro plano no cartaz, e não o Mark Wahlberg? Competição desleal, mas já vimos disso com Javier Bardem e Jennifer Connelly. E o Mark Ruffalo, né? Tão fofinho, tadinho…
Melhor atriz
Nicole Kidman – Reencontrando a felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da alma
Natalie Portman – Cisne Negro
Michelle Williams – Blue Valentine
Annette Bening – Minhas mães e meu pai
Chutão: alguém ainda tem alguma dúvida? Até quem não viu Cisne Negro sabe que a Natalie Portman já ganhou. Certeza que será levantada uma plaquinha GALVÃO EU JÁ SABIA por aqui. Sobre a Michelle Williams, não leva, mas guardem esse nome. Ela tem tudo pra ser a nova Kate Winslet no Oscar: vai perder um monte até levar a estatueta por um papel nem tão brilhante quanto os anteriores, mas vai dar uma onde de alívio na galera, pelo menos.
Melhor ator
Jesse Eisenberg – A rede social
Colin Firth – O discurso do rei
James Franco – 127 horas
Jeff Bridges – Bravura Indômita
Javier Bardem – Biutiful
Chutão: podemos separar os atores dessa categoria da seguinte forma: os que já ganharam (Bardem e Bridges) e não levam esse ano; o que não leva esse ano mas ainda vai levar (Franco) e o que nunca vai levar um Oscar e ainda corre o risco de levar um Framboesa algum dia… ok, eu sei que avacalho com o Eisenberg. Ele nem é tão ruim, mas a cara dele me incomoda. Voltando, sobrou apenas o que vai levar obviamente a estatueta em 2011: Colin Firth. Ele sempre foi um ótimo ator, só precisava deixar de lado os personagens bobinhos das comédias britânicas.