Filmes dirigidos por George Clooney
6 filmes dirigidos por George Clooney
07/11/2017
Um drink no inferno
Um drink no inferno (From dusk till dawn)
08/11/2017

Como saber se um filme vai ser ruim

Como identificar um filme ruim


 
A gente sabe que gosto é pessoal e que nem todo mundo é obrigado a concordar. Mas a gente também sabe que tem filme que é ruim, não importa quantas pessoas o defendam. Mas antes de sair decepcionado da sala do cinema, já dá pra captar algumas pistas de que o filme pode ser um fracasso, mesmo em meio a todos os esforços de divulgação:
 

1. Pessoas envolvidas

Esse aqui é um tópico um pouco controverso porque as pessoas podem surpreender, não é mesmo? Só porque um diretor tem um histórico de filmes ruins não significa que ele não possa se redimir. O mesmo se aplica a atores, que nem sempre escolhem projetos ruins (tá aí o Nicolas Cage que não me deixa mentir). Mas ainda é um indicativo que pode ser levado em conta, principalmente para gerenciar as suas expectativas em relação ao filme. Por exemplo, de um filme do Michael Bay você pode esperar uma bomba.

 

2. Rumores sobre a produção

Quando um filme está em apuros geralmente há rumores sobre a produção. Pessoas abandonando o projeto, necessidade de refazer cenas, desentendimentos na equipe de produção e/ou elenco… Se você está aguardando um filme que teve algum destes problemas, prepare-se.

 

3. Curta duração

Quando você estiver decidindo que filme assistir, verifique a duração. Se ele ultrapassar 2h, as chances de ser um bom filme são grandes. Mas nos dias de hoje, um filme mais mainstream com menos de 90 minutos pode ser uma grande roubada. Isso acontece porque o filme foi mutilado na ilha de edição para salvar as poucas partes aproveitáveis da produção.

como saber se um filme vai ser ruim
 

 

4. A data de estreia

Ter a data de estreia atrasada sem motivo aparente geralmente é um mau indicativo. Pode indicar desorganização do estúdio em dar conta de finalizar o filme. Pior ainda se a data de estreia for adiada para a semana após o Oscar lá nos Estados Unidos (aqui no Brasil a distribuição é tão avacalhada que boa parte dos indicados só chega aos cinemas depois de premiado). Filmes lançados em janeiro, fevereiro, agosto e setembro dificilmente têm grande apelo de público ou crítica (salvas algumas exceções como It: A Coisa). Lá fora eles são conhecidos como dump months (algo como “meses de despejo”). Geralmente os filmes lançados nestes meses são aqueles que não se saíram muito bem nos testes de audiência.

como saber se um filme vai ser ruim

 

5. Embargo às críticas

Se um filme não teve cabine de imprensa antes de seu lançamento ao público, ligue o alerta! Há muitos filmes que constroem a sua audiência justamente por causa do hype criado pela crítica (Mãe! é um belo exemplo disso). Por isso, se o estúdio não quiser correr o risco de ter críticas ruins eles simplesmente as proíbem na esperança de enganar um ou outro desavisado.

como saber se um filme vai ser ruim

 

6. Atenção ao pôster

Este item é praticamente uma sequência do anterior, já que, sem críticas, não há aquelas frases inspiradoras de críticos de renomados jornais. Outra coisa para ficar atento: geralmente os filmes premiados incluem na arte do pôster todas as premiações em que ele foi indicado ou vencedor. Filmes ruins costumam não entregar praticamente nada sobre a história. Se há algum ator famoso, então, melhor ainda: eles colocam só a cara da pessoa no pôster e torcem para colar no carisma de determinado ator.

 

7. Entrevistas sobre qualquer coisa… menos o filme

É muito fácil identificar quando um ator acredita no filme que ele está divulgando: ele fala com vontade do processo de produção, criação de personagem, roteiro… Quando o ator sabe que está divulgando um projeto furado ele vai focar em outras coisas, como vida pessoal, outros filmes, jardinagem… no máximo algum episódio curioso durante a produção.

Imagens: Warner Bros. / Giphy / New Line Cinema

Compartilhe: