O universo feminino segundo as princesas da Disney
21/09/2017
Top 10 filmes de 2017: Mãe!
Mãe! | O que você precisa saber sobre o filme
26/09/2017

Onde está Segunda? | Distopia próxima da realidade

Noomi Rapace em Onde está Segunda?



Pra quem já está cansado das distopias que pipocam nas salas de cinema, Onde está Segunda? (What happened to Monday?) pode ser uma opção interessante por não se parecer tão distante assim da realidade como as franquias de Jogos Vorazes e Divergente. Tem ainda as vantagens de possuir uma pegada mais adulta e ser um filme único, o que melhora consideravelmente o ritmo em que os fatos se desenrolam.

O ano é 2043 (viu? Logo ali!) e o planeta vive em uma sociedade totalitária que possui um rigoroso controle de natalidade baseado numa política de apenas um filho por casal. Crianças que excedam esta quantidade são “congeladas” para serem acordadas quando a população da terra tiver estabilizado novamente.

Noomi Rapace em Onde está Segunda?

Quando uma mulher dá a luz a sete gêmeas e morre no parto, o avô delas, Terrence Settman (Willem Dafoe) mantém o segredo e treina todas elas para que assumam a mesma identidade: Sarah Settman, nome da mãe delas. Desta forma, cada uma sairia de casa um dia por semana, enquanto as outras ficam reclusas. Acredite, manter este disfarce é bem mais difícil do que parece. A treta começa a ser plantada quando a Segunda-Feira não volta para casa após um dia de trabalho.


Todas as irmãs Settman são interpretadas pela sueca Noomi Rapace, conhecida por ter dado vida à Lisbeth Salander na franquia Millenium original. Ela consegue trazer versatilidade as suas personagens, imprimindo uma personalidade distinta a cada uma delas. Está certo que nem todas são igualmente bem exploradas, mas dá pra reconhecer o trabalho da atriz mesmo assim.

Irmãs Settman em Onde está segunda?

O roteiro tem uma premissa muito interessante, que, se bem trabalhada, poderia até render uma série ou uma franquia. Ainda assim, funciona muito bem no filme de 2h de duração, garantindo um ritmo acelerado e um suspense que te mantém interessado desde o início. O desfecho não é o forte do filme, que passou a ficar um tanto previsível a partir de determinado ponto.

O brilho aqui é todo de Noomi Rapace, que domina o filme com as diferentes personagens das irmãs Settman. Willem Dafoe traz carisma à trama e Glenn Close consegue ser aquela vilã malévola que a tornou tão querida pela galera que assistiu 101 Dálmatas. Mas nenhuma das duas estrelas tem tempo suficiente de tela para desenvolver melhor os seus personagens. O restante do elenco de apoio é apenas passável, não há destaques aqui.

Noomi Rapace em Onde está Segunda?

Embora a concepção de mundo para este cenário de megalópole totalitária seja muito boa, justamente por ser bem crível, a execução me incomodou bastante. O CGI deixou tudo artificial demais, o que prejudica bastante a direção de arte do filme. Uma pena, porque a gente estava quase acreditando na veracidade daquele mundo.

Apesar dos defeitos de Onde está Segunda?, a Netflix e o diretor Tommy Wirkola conseguem entregar uma boa ficção científica, repleta de ação e um roteiro que consegue te manter interessado de início ao fim. Entretenimento que consegue agradar diversas camadas de público.

Nota:

Imagens: © Cos Aelenei

Trailer de Onde está Segunda?

Veja também: Filmes de ficção científica para ver na Netflix

 


Compartilhe: