Jack Nicholson em Um estranho no ninho
Um estranho no ninho
11/09/2017
Gabourey Sidibe em Preciosa
Preciosa | Atuações poderosas e uma reflexão válida
13/09/2017

Um contratempo | Suspense para dar um nó na cabeça

Top 10 filmes de 2017: Um contratempo

Uma das maiores dificuldades de filmes de suspense hoje em dia é… surpreender! As fórmulas costumam ser bem repetitivas e o final já é meio que previsto ali pela metade da trama. Por isso que dá tanto gosto assistir ao filme espanhol Um Contratempo, não que o final seja a coisa mais surpreendente do mundo, mas é que o filme tem tantas camadas que qualquer hipótese pode ser considerada, inclusive nenhuma.

A história se passa ao redor do relato de Adrián Doria (Mario Casas), um bem-sucedido empresário que está sendo acusado de ter assassinado sua amante Laura (Bárbara Lennie). Com a notícia de que uma nova testemunha irá prestar depoimento em seu caso, ele tem apenas três horas para preparar a sua história com a advogada veterana Virginia Goodman (Ana Wagener), uma especialista em preparo de testemunhas. O objetivo aqui é amarrar todas as pontas para que a sua inocência seja provada.

Cena de Um contratempo

É difícil contar mais do que isso, mas uma série de acontecimentos no relato de Adrián que poderiam justificar o assassinato de Laura faz com que o espectador fique atento a cada detalhe e comece a formular a sua teoria. Quando você acha que a sua versão fecha: boom! Virginia levanta alguns furos na história que permitem a elaboração de novas hipóteses.

A edição aqui é sagaz para que o suspense funcione em ritmo acelerado: quando você acha que está sacando a história todas as peças do jogo são alteradas e é quase como começar do zero. É de ficar sem fôlego e amarrado do início ao fim. Aliás, o final pode até estar entre uma das suas hipóteses, mas certamente não tão bem detalhado.

O roteiro é bem amarrado e cheio de detalhes que transformam o espectador em detetive. Com uma duração de apenas 1h46, ele tem fôlego para dar um nó na cabeça de quem assiste, mas garantindo que a pessoa não se perca na história. Há até um cuidado excessivo em recapitular algumas passagens e garantir que o público consiga manter uma linha de raciocínio.

Cena de Um contratempo

As atuações da Ana Wagener e da Bárbara Lennie estão impecáveis e dúbias o suficiente para que você não adivinhe as verdadeiras intenções de cada uma delas. Ficou perfeito para o que o filme se propõe.

Para os fãs de mistério e suspense, é uma pedida inteligente que faz com que as pessoas pensem. Até para quem não é tão fã do gênero, mas acha que está difícil ser surpreendido com o cinema hoje em dia, faça um favor a si mesmo e assista a Um Contratempo. De nada.

Nota:

Imagens: © Parc Audivisual de Catalunya

Trailer de Um contratempo

Veja também: Suspenses para assistir na Netflix


Compartilhe: