Oscarizáveis 2013 começam a dar as caras
Os Miseráveis, Lincoln, As aventuras de Pi, Argo e Djando Livre são as minhas principais apostas pro Oscar 2013. Tá certo que a premiação vai acontecer sóóó lá em 24 de fevereiro, mas com a divulgação dos indicados ao Globo de Ouro e ao SAG Awards, já dá pra chutar uns nomes.
As listas também trazem filmes mais leves como O lado bom da vida e O Exótico Hotel Marigold, que estão ali pra fazer volume, porque dificilmente levam alguma coisa (ainda mais com essa pouca vergonha de indicar 10 títulos para a categoria de Melhor Filme).
O que eu já sei
Dos que estão jogando pra ganhar, apenas Argo já passou no Brasil e vou te dizer, conseguiu me fazer respeitar o Ben Affleck (viu? Nem chamo mais de Assleck). Nem assim ele conseguiu uma indicação de melhor ator, mas sim, de diretor e melhor filme (drama) no Globo de Ouro. No SAG foi pra melhor elenco (o que serve como melhor filme) e melhor ator coadjuvante pro Alan Arkin (a parte engraçada de um filme TENSO). Assleck (ah, o hábito) ainda consegue ser o azarão na categoria de diretor, vai ter que dar um baile em ninguém menos que Steven Spielberg, Ang Lee, Quentin Tarantino e Kathryn Bigelow. Aliás, Argo super merece uma categoria de roteiro no Oscar, hein?
O que eu chuto descaradamente
Como os estúdios sempre avacalham com a distribuição dos filmes indicados no Brasil, eu só vou poder emitir uma opinião mais confiável depois das entregas destas duas estatuetas. Porém, já chuto que Os Miseráveis e Lincoln fiquem entre os favoritões e o Daniel Day-Lewis leve fácil a de melhor ator.
As aventuras de Pi vai ser aquele filme bonitinho que vai levar categorias técnicas (vide Hugo Cabret). Aliás, eu já estou entregando o Oscar de melhor trilha sonora pro tal do Pi, quase chorei no trailer por causa da música.
Django Livre, assim como qualquer outro Tarantino, agrada muito mais a crítica do que os membros da Academia, sinal disso são as indicações para o Globo de Ouro e nenhuma pro SAG. Isso não é problema, fãs do Tarantino estarão ocupados demais procurando conexões com outros filmes do diretor do que com a cerimônia do Oscar.
Ficaram de fora
Já vou me antecipar aos mimimis dos nerdões sobre as faltas nas listas dos indicados. Não, não tem Batman e nem Hobbit em nenhuma das listas (mentira, Batman tá indicado ao SAG de melhor elenco de dublês). Categorias como a de melhor ator coadjuvante só vão pra um filme desses se o cara morrer (um beijo, Heath Ledger).
Do Hobbit eu ainda espero um pouco mais de capricho no Oscar por causa das categorias mais visuais, até mesmo pra honrar a trilogia de Senhor dos Anéis. Se isso não se confirmar, Peter Jackson vai ter que rebolar muito pra nos convencer que não repartiu a história em três filmes por causa do dinheiro.
Pra quem quiser acompanhar a bagaça comigo até fevereiro: