Oscars Vorazes: Os grandes vencedores da noite

    Todo pós-Oscar é a mesma coisa: a gente vê quem estava bem vestida, quem estava bem bêbado, quem surpreendeu, quem foi o rei do mau gosto e quem foi o grande vencedor da noite. Mas aí é que está: como medir um grande vencedor? Todo mundo diz que se sente grato simplesmente por ter sido indicado. Booooring! A gente quer saber mesmo é quem levou! Se prêmio de participação existisse eu nem estaria preocupada com o DiCaprio!

    Mas voltemos aos grandes vencedores: quem são? Onde vivem? Do que se alimentam? Segunda, no Zinema! Bom, pra mim pouco interessa quantas estatuetas tal filme leve, o que me interessa é a qualidade de cada uma delas. Os prêmios que são considerados os principais da night são: Filme (duh!), Direção, Ator, Atriz, Roteiro Original e Roteiro Adaptado. Solo! Finito! O resto é pra eles conseguirem enfiar mais comerciais. Pra se ter uma ideia, até hoje apenas três filmes conseguiram abocanhar todas as categorias (roteiro é uma só, obviamente). São eles: Aconteceu Naquela Noite, Um Estranho no Ninho e O Silêncio dos Inocentes.

    Neste ano não temos nenhum com força o suficiente de levar tudo isso e provavelmente nem teremos um consenso da Academia. Aí o que acontece? Divisão dos lucros: um leva o de Melhor Filme e outro o de Melhor Direção. Geralmente o mesmo filme leva os dois, mas já tivemos casos em que isso não aconteceu, como no ano passado em que Ang Lee levou de direção por As Aventuras de Pi e Argo levou Melhor Filme.

    A separação de bens deve ocorrer entre 12 anos de escravidão e Gravidade, com o primeiro levando Melhor Filme e o segundo levando Melhor Direção pro nosso amigo de longa data Alfonso Cuarón. A única possibilidade que eu vejo de isso não se resolver desta forma é com 12 anos levando os dois, mas nunca o contrário.

    steve-mcqueen-michael-fassbender-12-years-a-slave1

    No fim das contas, Gravidade deve levar muito mais prêmios do que 12 anos de escravidão pra casa, mas não será o grande vencedor da noite, pois a maioria das estatuetas virá de categorias técnicas (som, edição, essas coisas…). O único consolo pro Cuarón vai ser o de Direção (o que até é merecido). É aquela coisa que eu já comentei em posts anteriores: pra mim não faz sentido uma produção levar o prêmio principal da noite (aquela hora em que todos os streamings magicamente caem) se ele não estiver sequer indicado a melhor roteiro. Gravidade não está, o que já demonstra certa coerência da Academia. Vamos torcer pra que os resultados sigam esta lógica.

    gravity-alfonso-cuaron-george-clooney-set-image

    Zinema Awards: o Zinema folheado a Ouro (faltou verba) não vai pra nenhum dos dois. Aqui o maioral é O Lobo de Wall Street tanto para Melhor Filme como pra Melhor Direção. Scorsese abalou Nova York em chamas e deveria ter recebido mais atenção neste ano! Ainda há uma pontinha de esperança, mas ainda acho que a nossa melhor chance está com o Leozito. Todos na torcida galera! Vale cruzar os dedos, fazer figa, prometer subir a escadaria da igreja, afogar o santo… enfim! Macumbas ativadas!

    wolf of wall street

    Quer espiar a lista de indicados uma última vez? Se joga!

    Ah! E pra quem vai pular carnaval no red carpet e no Oscar e quer companhia pra comentários maldosos: abre a champanhe e corre pro Twitter pra se divertir comigo (@lucianadacunha). A zoeira começa lá pelas 20h30 na E!, vai pra TNT e, pra variar, não tem fim! A gente se vê de Dior no tapete vermelho!

     

    Compartilhe: