15 Perguntas sobre o final Game of Thrones que nunca serão respondidas

    Final de Game of Thrones

    O final de Game of Thrones desagradou muita gente e deixou pra trás muitas perguntas que provavelmente nunca saberemos a resposta (pelo menos não de uma forma satisfatória). Com diversas análises de como a série perdeu a qualidade conforme o programa se afastou dos livros de George R. R. Martin não dá pra dizer que as reclamações são apenas mimimi dos fãs. Ora, se uma série acumula notas acima de 9 na maioria de seus episódios no IMDb o fato do último episódio amargar uma nota inferior a 5 quer dizer muita coisa.

    O principal problema foi a falta de tempo e de criatividade dos roteiristas D.B. Weiss e David Benioff para chegarem ao final já estabelecido por Martin, o que deixou muitos furos de roteiro e coisas mal explicadas pelo caminho. Se algum dia o escritor terminar a história e chegar ao mesmo ponto final é possível que a experiência ainda seja muito melhor do que a que tivemos com a série de Game of Thrones. O problema aqui não foi a chegada, foi a parte final da jornada.

    Tem várias coisas que ficaram no ar e que provavelmente nunca tenha uma explicação satisfatória, como por exemplo:

    1. Por que os conselheiros da Daenerys deram conselhos tão ruins?

    A narrativa quer convencer todo mundo de que a Daenerys só enlouqueceu e resolveu queimar geral, mas a verdade é que desde que ela chegou em Westeros só recebeu os piores conselhos possíveis. Atacar Rochedo Casterly foi uma ré que deixou os Imaculados isolados por um tempinho. Ir capturar um wight pra mostrar pra Cersei não adiantou de nada e ainda custou um dragão pra Daenerys. Confiar que a Cersei iria mandar o exército Lannister pro norte foi ingenuidade pura (o Tyrion não viu a série?). Quanto mais a Daenerys aguardou para atacar a capital mais tempo a Cersei teve pra se organizar e equilibrar as forças (olha só a quantidade de armas de matar dragão que eles construíram nesse meio tempo!). Mas se ela não confia na galera e mata por traição aí a louca é ela.

    Final de Game of Thrones

    2. Se o Jon é um Targaryen por que ele também não pode ser louco?

    Como a série não teve tempo de construir a tese da rainha louca de uma forma satisfatória, acabou se apoiando na desculpa de que “toda vez que um Targaryen nasce os deuses jogam uma moeda”. Ainda assim, a Daenerys passou a série inteira querendo provar que ela era diferente do seu pai: defendeu povos dos saques dos Dothrakis, libertou escravos, acabou com lutas violentas, até trancou os dragões depois que um deles queimou uma criança. Esquecer tudo isso e cair na ideia de que “mas olha só, tá no DNA dela, ela é louca” é no mínimo preguiçoso. Se o DNA fala tão alto assim, por que o Jon Snow pode sentar tão confortavelmente no outro lado da moeda? Porque ele é homem?

    Final de Game of Thrones

    3. Por que o Drogon não matou o Jon Snow?

    Drogon era o mais filhinho da Mãe dos Dragões de todos. Era ele que ela pilotava e ai de quem mexesse com ela. Quando o Jon Snow matou a Daenerys o Drogon deu as caras, meio que insinuou matar o Jon, mas decidiu que ia destruir o Trono de Ferro. E não me venham com aquele pipipi popopo de que o Jon é um Targaryen e o Drogon sabe. Se fosse o Viserys ele teria matado na hora.

    Final de Game of Thrones

    4. Pra onde foi a história do Jon Targaryen?

    A gente passou seis temporadas ruminando, teorizando sobre o que era o maior mistério da série pra ela não servir pra muita coisa? Porque né? O fato do Jon ser um Targaryen só serviu pra ele pilotar um dragão, criar um desentendimento dele com a Daenerys, levar o Varys a cometer traição e… é isso. Parece que o Martin jogou a bomba pros produtores e eles não souberam muito o que fazer com esta informação.

    Final de Game of Thrones

    5. Por que o Jon era tão babaca com a Daenerys?

    Muita gente pode não ter percebido algumas sutilezas, mas além de não ter química o relacionamento Jonaerys era bem desagradável. Quando eles começaram a se tratar pelo primeiro nome o Jon perguntou se poderia chamá-la de Dany, mas ela respondeu que a única pessoa que a chamava assim era o Viserys e que não tinha boas lembranças. E como que o exu chamou a Mãe dos Dragões até o fim da série? Dany. Pode ser descuido, pode ser fan service, mas eu achei aquilo bem deselegante. Além disso, no episódio depois da batalha da longa noite, quando os bros estão todos vangloriando o Jon por ter pilotado um dragão ele não diz um ai de que a Daenerys faz isso há mais tempo. Aliás, ele é tido o tempo todo como herói da batalha, quando a gente sabe que quem meteu a peixeira no Rei da Noite foi a Arya.

    Final de Game of Thrones

    6. Quando que o Varys virou a casaca?

    Afinal, desde quando o Varys decidiu que a Daenerys não seria uma boa rainha? Quando ele viu a galera celebrando o Jão? Quando ela ficou isolada com a morte de seus conselheiros mais próximos? Ou quando ele soube que existia um outro Targaryen por aí? Aliás, qual é o padrão moral dele? Pra alguém que serviu dois péssimos reis por tanto tempo (Robert e Joffrey) decidir da noite pro dia que a Daenerys não seria uma boa governante é meio precipitado, não? Ou o problema é realmente ela ser mulher?

    Final de Game of Thrones

    7. Por que o Varys não usou suas habilidades de mestre dos segredos pra ajudar a Daenerys?

    O eunuco mais influente dos Sete Reinos conseguiu contrabandear o anão mais procurado de Westeros pro outro lado do mar, deu um jeito de ir pra lá e pra cá atrás de aliados pra Daenerys mas não conseguiu prever os movimentos da Cersei? Não pôde nem avisar que a frota do Euron Greyjoy estava em Pedra do Dragão prontinha pra atacar? Que raios de mestre dos segredos ele é?

    Final de Game of Thrones

    8. Por que a gente perdeu tanto tempo na rixa Sansa x Daenerys?

    Era de se esperar que a Sansa não fosse a pessoa mais feliz do mundo com a chegada da Daenerys justamente pelos motivos que ela listou no primeiro episódio da temporada: dificuldade de alimentar todo aquele exército + dragões e o fato de que o Jon Snow dobrou o joelho do norte inteiro sem trocar uma ideia com ela antes. Podia ter deixado por isso. Mas não, passaram uma cacetada de tempo útil alimentando esse feud. A “explicação” dos produtores, acredite, tem a ver com o fato de a Daenerys também ser uma mulher jovem e bonita. Sim, eles tiveram a pachorra de dizer isso.

    Final de Game of Thrones

    9. Qual a utilidade da Companhia Dourada?

    Criaram uma expectativa gigante com o fato da Cersei ter contratado a Companhia Dourada pra lutar por ela. Até deram nome pro comandante, o tal do Harry Strickland. Nos livros esse cara tem um papel que pode vir a ser interessante, mas na série ele só apareceu pra morrer mesmo.

    Final de Game of Thrones

    10. Por que os outros aliados da Daenerys não deram as caras?

    Ok, os Tyrells estavam todos mortos e não poderiam fazer muito, mas a Yara foi lá pras Ilhas de Ferro e não saiu de lá, apesar de ter jurado lutar pela Daenerys. Dorne a gente nem lembrava que existia, mas se tinha um lorde no conselho do último episódio por que ele não se coçou pra ajudar também? Fora isso tem toda a galera dos Segundos Filhos que foi esquecida na Baía dos Escravos junto com o Daario Naharis.

    Final de Game of Thrones

    11. Qual o fim dos Selvagens?

    Deram uma explicação bem meh sobre a permanência da Patrulha da Noite que a gente engoliu, mas aquele final com o Jon Snow levando os Selvagens de volta pra lá da muralha não fez lá muito sentido. A gente teve toda uma jornada do Jon indo pra lá, entendendo aquelas pessoas, encarando missões pra resgatar aquelas pessoas, morrer por isso pra… elas voltarem pra lá no final? Beleza que eles são o povo livre, que diz não ter um rei (alô Mance Rayder), mas precisava isolar a galera numa região em que eles não conseguem plantar e levar uma vida melhorzinha? Hoje a gente até sabe que tá tudo bem entre a galera de Westeros e o povo pra lá da muralha, mas é só separar essa galera de novo que logo vai estar todo mundo se odiando de novo.

    Final de Game of Thrones

    12. Qual foi a do cavalo branco?

    Lembra quando a Daenerys tava queimando geral Porto Real e a Arya, que estava na confusão toda no chão, escapou da morte várias vezes e encontrou um cavalo branco? Muito se especulou sobre de quem era o cavalo, o que ele significava e, inclusive, muita gente fez associações com os cavaleiros do apocalipse, relacionado a Arya à morte. Mas passou o episódio e necas do cavalo.

    Final de Game of Thrones

    13. Pra onde o Bran foi na batalha da longa noite?

    Lembra quando tava todo mundo super tenso na batalha, o Theon super ansioso pra proteger o Bran que se colocou de isca e ele só disse “flw vlw, vou dar um rolê por aí”? As imagens deram a entender que ele wargou em um corvo, mas o porquê disso a gente provavelmente nunca vai saber. O corvo carregou a Arya pra ela atacar o Rei da Noite? Mas quando isso aconteceu o Bran já estava de volta, então… não sei.

    Final de Game of Thrones

    14. Se o Bran sabe de tudo, pra que ele precisa de um Mestre dos Segredos?

    Porque né? Quem saberia mais sobre o que acontece no reino do que ele próprio? Ou é tipo administração pública no Brasil que tem um monte de cargo que não serve pra nada? Aliás, por que ele perguntou sobre o paradeiro do Drogon? Ele não sabe de tudo?

    Final de Game of Thrones

    15. Afinal, o Bran manipulou tudo pra virar rei?

    Será que virar rei da porra quase toda (não do norte, bitches!) era um plano de longa data do Corvo de Três Olhos? Foi por isso que ele deixou o Bran ser tocado pelo Rei da Noite? Foi por isso que ele contou o segredo do Jon Snow? Foi por isso que ele se fez de salame esse tempo todo? Porque ele sabia que no final quem ia mandar nas paradas era ele? Mas isso não é perigoso para uma entidade tão importante como o Corvo de Três Olhos? Tipos, ele se colocando em posição de rei não estaria mais exposto a inimigos, regicidas e tals, colocando em risco a continuidade dos Corvos de Três Olhos e a manutenção da história de Westeros?

    Final de Game of Thrones

    Estas são apenas algumas das coisas que ficaram em aberto, mas tem um monte de outras coisas que foram mal explicadas, como o próprio Rei da Noite seu exército, que foram destruídos muito rápido pra ameaça que supostamente representavam. O que resta agora é esperar o Martin terminar os dois livros e torcer pra que eles sejam mais coesos.

    Imagens: Home Box Office

    Leia também: Resumo completo de Game of Thrones

    Compartilhe: