Você pode não ter lido muitos livros escritos por ele, mas provavelmente já assistiu a algum filme adaptado de suas obras. Com quase 50 longa metragens (fora séries, minisséries, telefilmes e afins) até 2019 escolher os melhores filmes de Stephen King não é uma tarefa tão simples – embora a qualidade das produções possa variar bastante.
Nascido em 1947, Stephen King já passou dos 70 anos e ainda se mantém em plena atividade, conseguindo publicar mais de uma obra por ano e participando de algumas produções inspiradas em seus livros. Com mais de 350 milhões de cópias de livros vendidos, Stephen King é conhecido por suas histórias de terror, suspense e fantasia sobrenatural.
Em meio a tantas obras e produções, listamos os 10 melhores filmes baseados nos livros do King:
Mesmo feito em 1983, o filme sobre o carro do mal que matava geral se mantém assustador e, mesmo datado, notamos que é uma produção muito bem feita para a época. Na trama, um adolescente meio nerd compra um carro e, conforme ele vai fazendo melhorias no veículo (chamado de Christine pelo antigo dono), a sua personalidade muda para um jovem arrogante. Ao mesmo tempo, o carro começa a matar qualquer um que represente alguma ameaça. Tem a direção certeira de John Carpenter (Halloween e O mistério do outro mundo).
Leia também: 8 curiosidades de Halloween que pouca gente sabe
Este aqui divide opiniões, mas quando você enxerga além do plot principal ele se torna bem mais interessante. Um nevoeiro estranho paira sobre uma cidadezinha no Maine, obrigando alguns cidadãos a se abrigarem em um mercado. Só que o nevoeiro esquisito esconde monstros violentos, causando ainda mais pânico nas pessoas. A partir do momento em que você enxerga tudo como uma metáfora e percebe que os maiores perigos estão nas próprias pessoas a coisa faz muito mais sentido.
Um homem acorda de um coma e, após perceber que perdeu cinco anos de sua vida, ele também descobre que tem poderes psíquicos. Porém, logo ele percebe que prever o futuro não é algo tão bom assim. O filme conta com a direção de David Cronenberg (Videodrome e A Mosca) e o elenco tem nomes como Christopher Walken e Martin Sheen.
A nova versão da história do palhaço que atormenta um grupo de crianças na cidadezinha de Derry já entrou pra lista de melhores filmes. Apesar da clara dificuldade em adaptar as quase mil páginas do livro em um filme de 2h15, a escolha de dividir a história em duas partes (uma com o elenco criança e outra com os personagens adultos) deu certo até aqui.
Leia a crítica completa de It: A coisa
O filme cult estrelado por Sissy Spaceck e dirigido por Brian De Palma foi o primeiro passo para o sucesso das histórias de King no cinema. Além de ser a primeira adaptação, estamos falando do primeiro livro publicado pelo autor. A história sobre a adolescente reprimida que revela poderes paranormais até ganhou um recente remake, mas que não chega perto da importância do primeiro.
Quando um escritor sofre um acidente em meio a uma nevasca, uma de suas fãs o resgata e cuida dele em uma casa isolada nas montanhas. Mas logo as intenções dela se mostram muito mais obscuras, principalmente quando ela descobre que sua personagem preferida não terá o desfecho que ela gostaria. Kathy Bates ganhou um Oscar merecidíssimo por sua performance neste filme. Ela me dá medo até hoje.
A história dos quatro meninos que se aventuram para encontrar o corpo de um garoto que estava desaparecido se mantém bem atual, mesmo com sua ambientação em 1986. Trata-se de uma história sobre amadurecimento, sobre conhecer a si mesmo. Tipo um Boyhood, só que com amigos e na versão do Stephen King. O roteiro chegou a ser indicado ao Oscar.
Se Stephen King visse esta lista ele provavelmente não gostaria de ver O Iluminado por aqui. Isso porque o autor discorda das liberdades criativas que Stanley Kubrick tomou para a produção do filme, mudando, inclusive, o final da trama. Mas nem o autor pode negar que este se tornou um clássico dos filmes de terror, que é estudado até hoje e que derivou uma série de teorias relacionadas à chegada do homem à Lua (!).
A história dos policiais que trabalham no corredor da morte comove muita gente até hoje. Com cargas dramáticas bem pesadas e todo o carisma de Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, é um daqueles filmes pra arrancar choro da plateia – mas de uma forma genuína. Chegou a ser indicado a quatro Oscars e, embora não tenha levado nenhum, é um daqueles filmes que dá vontade de rever cada vez que passa na TV.
Também ambientado na cadeia, o filme estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman é o queridinho dos usuários do IMDb, com a impressionante nota de 9,3 (pense que é um filme de 1993, sem o apelo dos blockbusters atuais). O mais impressionante é que a história se baseia em apenas um conto de King e nem foi aquele sucesso todo quando estreou nos cinemas. Mas com sete indicações ao Oscar (e nenhuma vitória), o filme consolidou quando saiu em VHS. Até hoje se mantém como o preferido de muita gente quando o assunto é Stephen King.