Comédias românticas são aqueles filmes leves e despretensiosos para dar uma relaxada em frente à TV. No entanto, alguns dos clichês destas produções acabam prejudicando as nossas expectativas de relacionamentos. Este assunto foi tema de um episódio no podcast Sex and the Flix, disponível no Spotify e YouTube.
Confira a seguir algumas das melhores comédias românticas de todos os tempos para se apaixonar de verdade (mas com responsabilidade).
Quase uma releitura moderna asiática do conto da Cinderela – com a diferença de que a Cinderela é uma acadêmica bem-sucedida. Rachel (Constance Wu) está de casamento marcado com Nick (Henry Golding). Tal qual um príncipe encantado, Nick é o solteiro mais cobiçado em Cingapura por causa da riqueza de sua família. Mas para Rachel o principal empecilho ainda vai ser aceita pela sogra Eleanor (Michelle Yeoh).
Dois músicos de Chicago testemunham o massacre do Dia de São Valentim e, para escaparem da máfia, precisam se vestir de mulher e fugir com um conjunto musical formado por mulheres que está a caminho da Flórida. Joe (Tony Curtis) se torna Josephine e Jerry (Jack Lemmon) se torna Daphne. Porém, Joe quer sair de seu disfarce ao se apaixonar por Sugar Kane (Marilyn Monroe), mas isso pode colocá-los novamente na mira da máfia.
C. C. Baxter (Jack Lemmon) tenta subir na carreira ao emprestar seu apartamento para gerentes encontrarem suas amantes. Porém, seus interesses pessoais e profissionais entram em conflito quando um dos chefes leva Fran (Shirley MacLaine), a ascensorista por quem Baxter é apaixonado.
Charles (Hugh Grant) e seu grupo de amigos parecem estar sempre frequentando casamentos – embora nunca como noivos. Em um casamento de amigos próximos, ele conhece Carrie (Andie MacDowell), por quem ele se apaixona à primeira vista. Eles se encontram em uma sequência de quatro casamentos e um funeral, mas de certa forma parece que sempre tem algo no caminho do romance entre os dois.
Harry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan) se conheceram depois que se formaram na universidade e ele deu carona a ela, que era namorada de seu amigo. O filme acompanha a vida dos dois ao longo de anos, enquanto cada um tenta encontrar o amor, mas nunca dá muito certo em nenhum dos lados. Ao comentar suas frustrações os dois acabam construindo uma amizade bem próxima e se dão conta de que talvez o amor estivesse o tempo inteiro ali.
Amélie (Audrey Tatou) é uma jovem que cresceu sem muito contato com outras pessoas e se tornou uma pessoa sonhadora. Embora ela viva tentando ajudar as pessoas próximas a encontrarem o amor, ela nunca investiu muito neste setor na própria vida – até que se apaixona por um cara e faz uma espécie de caça ao tesouro para que eles se conheçam de verdade.
Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma socialite em Nova York que mantém um estilo de vida de festas, algum glamour, e amantes ricos. Porém, tudo isso pode mudar quando ela se interessa pelo seu novo vizinho Paul (George Peppard). Os dois têm feridas do passado que preferem enterrar e relutam em levar a relação adiante – até porque isso mudaria o estilo de vida boêmio que Holly levava até aqui.
Andy (Steve Carrell) é o típico nerd que mantém suas coleções de action figures, quadrinhos e que trabalha em uma loja de eletrônicos. Porém, quando seus colegas de trabalho descobrem que ele é virgem se dedicam até demais para que ele “se dê bem” com alguém. Ao mesmo tempo, Andy se interessa por Trish (Catherine Keener), uma mulher que vende artigos no eBay e que já tem filhos. Só que ele não quer avançar na relação com ela enquanto for virgem, para que ela não descubra sua falta de experiência na cama.
Leia também: 12 Filmes para não ver com seus pais por perto
Imagens: Warner Bros. / MGM / Miramax / Paramount Pictures