O Ministério da Cultura divulgou uma lista de 22 filmes pré-selecionados para disputar uma vaga entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar do ano que vem. Ou seja, isso não significa que algum desses filmes será realmente indicado, apenas que terão uma chance.
Confira a lista de pré-indicados para 2019
A escolha do representante brasileiro é sempre cheia de polêmicas, já que nem sempre a crítica e o público sentem que as escolhas para o Oscar representam o melhor do nosso cinema naquele ano. Exemplos disso foram a nomeação de filmes como Lula: O filho do Brasil, que teve apenas 1% dos votos na consulta popular do Ministério da Cultura e, mais recentemente, a escolha de O pequeno segredo, mesmo com a crítica internacional tendo dado a sua bênção a Aquarius, um filme que, no Brasil, ficou mais conhecido pelos protestos políticos em Cannes. Mas afinal, quem escolhe estes filmes?
Como quase tudo no Brasil, a política acaba falando bem alto neste momento. A escolha é feita por uma Comissão Especial divulgada em portaria do Ministério da Cultura. Até o ano passado a escolha de quem ia fazer parte desta comissão partia da Secretaria de Audiovisual, vinculada ao MinC. Não preciso nem dizer que nem sempre estes nomes eram de pessoas entendedoras de cinema, não é mesmo?
Felizmente nos dois últimos anos a comissão tem sido formada por pessoas que trabalham com cinema, como diretores, atores e produtores. Em 2017 o escolhido foi Bingo: O Rei das manhãs, que não chegou a ser indicado no final das contas.
Confira a crítica de Bingo: O Rei das Manhãs
Para poder disputar a vaga de Melhor Filme Estrangeiro os filmes devem seguir algumas regras estabelecidas pela Academia lá do Oscar mesmo. Algumas delas são: ser escolhido por uma comissão como representante do país, ser produzido majoritariamente por brasileiros, ser exibido nos cinemas brasileiros por pelo menos sete dias consecutivos até o dia 30 de setembro do ano anterior ao Oscar e não pode ter mais de 50% dos diálogos em inglês. Se quiserem que o filme seja indicado em outras categorias, ele deve ter estreado nos cinemas de Los Angeles, ser exibido por no mínimo sete dias consecutivos antes do dia 31 de dezembro do ano anterior e ter cópias legendadas em inglês.