Estreias de junho de 2019
11 Estreias de junho de 2019
03/06/2019
Rocketman
Rocketman | A biopic que é um verdadeiro musical sobre Elton John
07/06/2019

Festival Varilux de Cinema Francês 2019 | Ranking de todos os filmes

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Cyrano mon amour


 

Junho é mês de Festival Varilux de Cinema Francês 2019! De 6 a 19 de junho cinemas de todo o país contarão com uma programação de cinema com filmes franceses que normalmente não chegam no circuito comercial. O mapa das cidades participantes você confere no site do evento.

Para dar aquela ajudinha a escolher quais filmes assistir, preparamos um ranking de todos os filmes participantes com base nas notas que eles receberam dos usuários no IMDb (visto em 03/06/19):

 

1. Cyrano de Bergerac (7,5)

Direção: Jean-Paul Rappenau

Gênero: comédia, drama, histórico

Sinopse: Poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, Cyrano é apaixonado pela bela Roxanne,  mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas pelo Cyrano. O filme recebeu o Oscar de Melhor Figurino em 1991.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Cyrano

 

2. Graças a Deus (7,5)

Direção: François Ozon

Gênero: drama

Sinopse: Alexandre, pai de família, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Graças a deus

 

3. Cyrano mon Amour (7,5)

Direção: Alexis Michalik

Gênero: comédia, drama, histórico

Sinopse: Dezembro de 1897, Paris. Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso. Assim começa a escrever essa peça na qual ninguém acredita, mas por enquanto, ele só tem o título: Cyrano de Bergerac.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Cyrano mon amour

 

4. Amor à segunda vista (7,4)

Direção: Hugo Gélin

Gênero: Comédia, drama, romance

Sinopse: Da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou sua esposa Olivia. Como ele vai fazer para reconquistar a mulher da sua vida, que se tornou uma perfeita desconhecida?

 

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Amor à segunda vista
 

 

5. Através do fogo (7,3)

Direção: Frédéric Tellier

Gênero: drama

Sinopse: Franck é bombeiro de Paris. Ele salva pessoas, é feliz. Durante uma intervenção num incêndio, ele se sacrifica para salvar seus homens. Ao acordar num centro de tratamento de queimaduras graves, ele entende que seu rosto se derreteu nas chamas. Ele terá que reaprender a viver e aceitar a ser salvo agora.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Através do fogo

 

6. Inocência roubada (7,0)

Direção: Andréa Bescond, Eric Métayer

Gênero: drama

Sinopse: Odette tem 8 anos, ela adora dançar e desenhar. Por que desconfiaria de um amigo dos pais que propõe a ela “brincar de cócegas”? Adulta, Odette dança sua ira, libera sua palavra e abraça a vida.

 

7. Quem você pensa que sou (7,0)

Direção: Safy Nebbou

Gênero: comédia, drama

Sinopse: Abandonada pelo marido, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. O avatar interage com o jovem Alex, que acaba se apaixonando por ela enquanto Claire, por trás das telas, também começa a amá-lo e ficar viciada, sem saber como se desfazer da própria mentira.

 

8. Asterix e o segredo da poção mágica (6,9)

Direção: Alexandre Astier, Louis Clichy

Gênero: animação, aventura, comédia

Sinopse: Asterix e Obelix precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

Festival Varilux de Cinema Francês: Asterix e o Segredo da poção Mágica

 

9. O mistério de Henri Pick (6,8)

Direção: Rémi Bezançon

Gênero: comédia, drama

Sinopse: Em uma estranha biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário que imediatamente decide publicar. O romance se torna um best-seller. Mas seu autor, Henri Pick, um bretão fabricante de pizza que morreu dois anos antes, nunca teria escrito nada além de suas listas de compras, segundo a viúva. Convencido de que se trata de uma fraude, um famoso crítico literário decide liderar a investigação.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: O mistério de Henri Pick

 

10. O professor substituto (6,7)

Direção: Sébastien Marnier

Gênero: crime, drama, mistério

Sinopse: Um professor, de um respeitado colégio, se joga da janela sob os olhares assustados de seus alunos. Seis deles não demonstram sentimento algum. Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores. Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: O professor substituto

 

11. Finalmente livres (6,6)

Direção: Pierre Salvadori

Gênero: comédia, crime, drama

Sinopse: Yvonne, jovem inspetora de polícia, descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Finalmente livres

 

12. Um homem fiel (6,3)

Direção: Louis Garrel

Gênero: comédia, drama, romance

Sinopse: Marianne deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, quanto na irmã de Paul, Eva, que secretamente ama Abel desde a infância.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Um homem fiel

 

13. Os dois filhos de Joseph (6,2)

Direção: Félix Moati

Gênero: comédia, drama

Sinopse: Ivan é um menino de 13 anos que está descobrindo o amor. Ele tem como referências o pai, Joseph e o irmão mais velho, Joaquim. Mas ao saber que o irmão corre o risco de perder o ano na faculdade e que o pai decide abandonar sua estável carreira como médico para se tornar escritor, o garoto começa a repensar se esses são exemplos que quer seguir.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Os dois filhos de Joseph

 

14. Filhas do sol (6,0)

Direção: Eva Husson

Gênero: drama, guerra

Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Filhas do sol

 

15. Uma revolução em Paris (6,0)

Direção: Pierre Schoeller

Gênero: drama

Sinopse: Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história há o destino do rei e o surgimento da República.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Uma revolução em Paris

 

16. Meu bebê (5,9)

Direção: Lisa Azuelos

Gênero: comédia, drama

Sinopse: Héloïse é mãe de três filhos. Jade, sua “caçulinha”, acabou de fazer 18 anos e vai sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. Héloïse se lembra dos momentos compartilhados, de uma terna e profunda relação mãe-filha e antecipa tanto a partida que vai se esquecer de viver o presente.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Meu bebê

 

17. Boas intenções (5,8)

Direção: Gilles Legrand

Gênero: comédia, drama

Sinopse: Sempre envolvida em uma série de trabalhos humanitários e causas sociais, Isabelle atua como professora de francês para imigrantes. Ao descobrir que seus alunos, na realidade, precisam de uma licença de habilitação, ela decide ajudá-los a passar na prova. Ao mesmo tempo, precisa lidar com a própria família que reivindica mais atenção.

 

Festival Varilux de Cinema Francês 2019: Boas intenções

Imagens: Caméra One / Mandarin Films / © Nicolas Velter / © eric bouvet / Single Man Productions / Les Films du Kiosque / Diphana Films / M6 Studio / Avenue B. Productions / © Claire Nicol / Nord-Ouest Films / Maneki Films / Archipel 35 / Love is in the air / Epitèthe Films

Veja também: 10 filmes franceses essenciais

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: