Dope: Um deslize perigoso
Dope: Um deslize perigoso | Quando os nerds viram gangsters
10/07/2018
curiosidades sobre bastardos inglorios
10 curiosidades sobre Bastardos Inglórios que você não sabia
16/07/2018

10 filmes franceses essenciais

filmes franceses


 

Apaixonantes, divertidos ou com drama bem carregado, os filmes franceses são uma boa escapada da fórmula convencional de Hollywood. Com personagens marcantes e histórias elaboradas, separamos 10 títulos que resumem bem as produções da França:

1. Intocáveis (2011)

É comédia, é drama e é baseado numa história real. Um dos filmes franceses mais populares do século 21 conta a história de um homem tetraplégico e da relação com o seu divertido cuidador. Quer prova de que o filme é bom? Hollywood está fazendo a sua própria versão só pra galera dos Estados Unidos não precisar de legendas.

filmes franceses 

 

2. O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)

O gnomo, a Basílica de Sacré Coeur e a romântica Paris de Amélie Poulain derretem até os corações mais gelados. Enquanto a jovem e tímida Amélia busca ajudar as pessoas ao seu redor ela própria encontra o amor. Fofo, né?

filmes franceses

 

3. Viagem à Lua (1902)

O curta-metragem de George Mélies sobre uma expedição à lua tem mais de um século e se mantém essencial para qualquer fã de cinema. O filme de apenas 13 minutos foi um dos grandes marcos no uso de efeitos especiais. Se hoje você se diverte com os dinossauros de Jurassic Park, agradeça ao Sr. Mélies.

filmes franceses

 

4. Trilogia das cores (1993-1994)

Ok, aqui não estamos falando de um filme, mas sim de três: A liberdade é azul (1993), A igualdade é branca (1994), A fraternidade é vermelha (1994). Os filmes dirigidos por Krzysztof Kieslowski contam histórias focadas nos três ideais da revolução francesa, conforme os títulos em português já entregam. O elenco conta com o calibre de atrizes como Juliette Binoche e Julie Delpy.

filmes franceses

 

5. O escafandro e a borboleta (2007)

Também inspirado numa história real, o filme conta a história do editor da revista Elle, que tem um derrame e fica com todo o corpo paralisado, com exceção do seu olho esquerdo. A produção foi indicada a quatro categorias do Oscar, algo não muito comum para filmes que não são em inglês.

filmes franceses
 

 

6. Amor (2012)

Um dos filmes mais lindos e tristes desta lista. Um casal de octogenários tem seu amor posto à prova quando a mulher sofre um derrame e muda a pacata rotina dos dois. O filme ganhou o Oscar de Melhor filme estrangeiro para a Áustria, embora a produção seja em francês e também tenha a participação da França. Chegou a ser indicado a Melhor filme naquele ano.

Saiba mais sobre o filme

filmes franceses

 

7. Azul é a cor mais quente (2013)

A vida de Adèle muda quando ela conhece uma jovem de cabelo azul chamada Emma e passa a conhecer aspectos da sua sexualidade mesmo depois de adulta. Nesta jornada ela se perde e se encontra por meio do amor e da perda. Adaptado de uma história em quadrinhos.

filmes franceses 

 

8. Piaf: Um hino ao amor (2007)

Marion Cotillard está irreconhecível no papel de Edith Piaf, uma das mais famosas cantoras francesas de todos os tempos. Essa cinebiografia remete à infância da cantora, até seu caminho ao estrelato, a relação com as drogas, as tragédias e seu frágil organismo. Rendeu o Oscar de Melhor atriz a Marion e também o de Melhor Maquiagem. Nada mais justo.

 

 

9. Elle (2016)

Uma mulher bem-sucedida tenta descobrir quem é o homem que a estuprou dentro da própria casa, enquanto precisa lidar com outros assuntos familiares e profissionais. É um daqueles filmes cheios de camadas em que parece que no final das contas ninguém presta.

Confira a crítica completa

filmes franceses 

 

10. 8 Mulheres (2002)

Um homem é assassinado e todas as mulheres próximas a ele têm motivo para isso. Ao tentar descobrir a assassina, segredos obscuros da família são revelados nesta comédia de François Ozon, adaptada de uma peça de teatro.

filmes franceses

 

Imagens: Thierry Valletoux – © 2011 – Gaumont – Quad / Miramax / © Archives du 7e Art/DR / IMDb / © 2007 – Miramax / © 2012 – Sony Pictures Classics / © 2013 – Sundance Selects / The Times / Jean-Claude Moireau – © 2002 – Focus Features

 


 

Compartilhe: