Os 10 Melhores filmes de Stephen King

Melhores filmes de Stephen King It: A coisa


 

Você pode não ter lido muitos livros escritos por ele, mas provavelmente já assistiu a algum filme adaptado de suas obras. Com quase 50 longa metragens (fora séries, minisséries, telefilmes e afins) até 2019 escolher os melhores filmes de Stephen King não é uma tarefa tão simples – embora a qualidade das produções possa variar bastante.

Nascido em 1947, Stephen King já passou dos 70 anos e ainda se mantém em plena atividade, conseguindo publicar mais de uma obra por ano e participando de algumas produções inspiradas em seus livros. Com mais de 350 milhões de cópias de livros vendidos, Stephen King é conhecido por suas histórias de terror, suspense e fantasia sobrenatural.

Em meio a tantas obras e produções, listamos os 10 melhores filmes baseados nos livros do King:

 

10. Christine, o carro assassino

Mesmo feito em 1983, o filme sobre o carro do mal que matava geral se mantém assustador e, mesmo datado, notamos que é uma produção muito bem feita para a época. Na trama, um adolescente meio nerd compra um carro e, conforme ele vai fazendo melhorias no veículo (chamado de Christine pelo antigo dono), a sua personalidade muda para um jovem arrogante. Ao mesmo tempo, o carro começa a matar qualquer um que represente alguma ameaça. Tem a direção certeira de John Carpenter (Halloween e O mistério do outro mundo).

Leia também: 8 curiosidades de Halloween que pouca gente sabe

Melhores filmes de Stephen King: Christine

 

9. O nevoeiro

Este aqui divide opiniões, mas quando você enxerga além do plot principal ele se torna bem mais interessante. Um nevoeiro estranho paira sobre uma cidadezinha no Maine, obrigando alguns cidadãos a se abrigarem em um mercado. Só que o nevoeiro esquisito esconde monstros violentos, causando ainda mais pânico nas pessoas. A partir do momento em que você enxerga tudo como uma metáfora e percebe que os maiores perigos estão nas próprias pessoas a coisa faz muito mais sentido.

Melhores filmes de Stephen King: O nevoeiro
 

 

8. Na hora da Zona Morta

Um homem acorda de um coma e, após perceber que perdeu cinco anos de sua vida, ele também descobre que tem poderes psíquicos. Porém, logo ele percebe que prever o futuro não é algo tão bom assim. O filme conta com a direção de David Cronenberg (Videodrome e A Mosca) e o elenco tem nomes como Christopher Walken e Martin Sheen.

Melhores filmes de Stephen King: Na hora da Zona Morta

 

7. It: A coisa

A nova versão da história do palhaço que atormenta um grupo de crianças na cidadezinha de Derry já entrou pra lista de melhores filmes. Apesar da clara dificuldade em adaptar as quase mil páginas do livro em um filme de 2h15, a escolha de dividir a história em duas partes (uma com o elenco criança e outra com os personagens adultos) deu certo até aqui.

Leia a crítica completa de It: A coisa

Melhores filmes de Stephen King It: A coisa

 

6. Carrie, a estranha (1976)

O filme cult estrelado por Sissy Spaceck e dirigido por Brian De Palma foi o primeiro passo para o sucesso das histórias de King no cinema. Além de ser a primeira adaptação, estamos falando do primeiro livro publicado pelo autor. A história sobre a adolescente reprimida que revela poderes paranormais até ganhou um recente remake, mas que não chega perto da importância do primeiro.

Melhores filmes de Stephen King: Carrie a estranha

 

5. Louca obsessão

Quando um escritor sofre um acidente em meio a uma nevasca, uma de suas fãs o resgata e cuida dele em uma casa isolada nas montanhas. Mas logo as intenções dela se mostram muito mais obscuras, principalmente quando ela descobre que sua personagem preferida não terá o desfecho que ela gostaria. Kathy Bates ganhou um Oscar merecidíssimo por sua performance neste filme. Ela me dá medo até hoje.

Melhores filmes de Stephen King: louca obsessão

 

4. Conta comigo

A história dos quatro meninos que se aventuram para encontrar o corpo de um garoto que estava desaparecido se mantém bem atual, mesmo com sua ambientação em 1986. Trata-se de uma história sobre amadurecimento, sobre conhecer a si mesmo. Tipo um Boyhood, só que com amigos e na versão do Stephen King. O roteiro chegou a ser indicado ao Oscar.

Melhores filmes de Stephen King: Conta comigo

 

 

3. O iluminado

Se Stephen King visse esta lista ele provavelmente não gostaria de ver O Iluminado por aqui. Isso porque o autor discorda das liberdades criativas que Stanley Kubrick tomou para a produção do filme, mudando, inclusive, o final da trama. Mas nem o autor pode negar que este se tornou um clássico dos filmes de terror, que é estudado até hoje e que derivou uma série de teorias relacionadas à chegada do homem à Lua (!).

Melhores filmes de Stephen King: O iluminado

 

2. À espera de um milagre

A história dos policiais que trabalham no corredor da morte comove muita gente até hoje. Com cargas dramáticas bem pesadas e todo o carisma de Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, é um daqueles filmes pra arrancar choro da plateia – mas de uma forma genuína. Chegou a ser indicado a quatro Oscars e, embora não tenha levado nenhum, é um daqueles filmes que dá vontade de rever cada vez que passa na TV.

Melhores filmes de Stephen King: À espera de um milagre

 

1. Um sonho de liberdade

Também ambientado na cadeia, o filme estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman é o queridinho dos usuários do IMDb, com a impressionante nota de 9,3 (pense que é um filme de 1993, sem o apelo dos blockbusters atuais). O mais impressionante é que a história se baseia em apenas um conto de King e nem foi aquele sucesso todo quando estreou nos cinemas. Mas com sete indicações ao Oscar (e nenhuma vitória), o filme consolidou quando saiu em VHS. Até hoje se mantém como o preferido de muita gente quando o assunto é Stephen King.

Melhores filmes de Stephen King: Um sonho de liberdade

 

Imagens: © Copyright (c) 1983 Rex Features / © 2007 – Dimension Films / Michael Ochs Archives/Getty Images – © 2011 Getty Images / Brooke Palmer – © 2016 Warner Bros. Entertainment Inc. / © United Artists / © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc / © 1986 – Columbia Pictures / © 2012 Getty Images / © 1999 – Warner Brothers / © 1994 Castle Rock Entertainment

 

Compartilhe: