Com a vitória da Batalha da Água Negra (aquela do fogo de dragão), Joffrey fica mais insuportável do que nunca e, com a nova aliança com os Tyrell, ele ganha uma nova noiva, Margaery, viúva de Renly. E a Sansa? Ficou prometida pro anão, Tyrion, que precisou dar satisfações para sua amante Shae. Tywin Lannister é agora Mão do Rei, mas governa como se fosse o próprio dono do trono de ferro.
Jaime está a caminho da capital com Brienne, perde a mão (literalmente) e descobrimos que ele é mais legal do que imaginávamos. Enquanto isso, Robb Stark tem aparente vantagem na guerra, mas faz a cagada de se casar com uma mulher que não era prometida a ele, o que deixa Walder Frey putinho por causa de um acordo em que Robb casaria com uma de suas filhas.
Enquanto isso, na Muralha, Jon Snow finge ser um dos Selvagens. Mas finge tão bem que acaba se envolvendo com uma deles. Sabe de nada e acaba revelando o seu disfarce quando a coisa aperta. Também no Norte, Bran (aquele que não consegue andar, lembra?) se vê obrigado a fugir de Winterfell porque Theon (um prisioneiro/protegido dos Strak) resolve se rebelar e tomar o Norte pra ele. Claro que isso não acaba bem e nós passamos boa parte da temporada vendo Theon ser torturado por Ramsay Snow, bastardo de Roose Bolton, no Forte do Pavor. Bran segue para o norte, achando que vai encontrar Jon Snow.
Do outro lado do mar, Daenerys consegue um navio e se aproxima um pouco de Westeros, mas na verdade ela ainda tá longe pacas. Ela entende que não pode simplesmente tomar o reino de volta sem força militar pra isso, então, começa a conquistar cidades e exércitos de escravos libertados e liderados por ela. Os dragões estão um pouco maiores.
Mas o que pega mesmo aqui é o tal do Casamento Vermelho, a sequência mais chocante da série até aqui. Lembra que o Robb tinha arranjado treta com o Walder Frey por casar com quem não devia? Então, pra “compensar” a dívida, o tio dele, Edmure Tully, casa com uma das filhas do Frey. Só que o senhor das Gêmeas tinha uma ideia muito melhor: matar todo mundo no casamento! Legal, né? Então aqui temos baixas do Robb, da mulher dele e da Catelyn, fora as dezenas de figurantes Stark-Tully. Arya, recém-capturada pelo Cão de Caça desertor, quase chegou a tempo, mas felizmente as portas já estavam fechadas.
Leia também: Resumão de GoT quarta temporada