Quando se fala em cinema coreano a primeira lembrança da maioria das pessoas será Oldboy (Oldeuboi). O filme ganhou status de cult depois de seu lançamento em 2003 e até hoje é uma das principais referências de produções da Coreia do Sul. O filme é a segunda parte da “Trilogia da Vingança”, uma sequência extraoficial dos filmes do diretor Chan-wook Park.
Na história, Oh Dae-Su (Min-sik Choi) é capturado numa noite chuvosa quando está bêbado e levado para um cativeiro onde seria mantido pelos próximos 15 anos. Sem explicação alguma do porquê da captura, ele é alimentado pelos sequestradores, tem apenas uma TV para passar o tempo e é sedado para que não cometa suicídio.
Sem dúvida o que faz com que Oldboy seja um queridinho cult (no bom sentido) até hoje é o seu complexo roteiro, cheio de reviravoltas e de acontecimentos que nem sempre são o que aparentam. É praticamente impossível você matar a charada e isso só torna o suspense ainda mais envolvente, já que você só conhece a maioria dos fatos junto com o personagem. O plot twist desgraçante só serve pra coroar uma trama que já é perturbada desde o início.
Mas nós sabemos que há vários filmes com histórias complexas no cinema coreano. Então, o que torna Oldboy tão especial? Um dos diferenciais que pode ter agradado as audiências ocidentais é a estilização do filme. A edição é mais dinâmica do que o habitual nos filmes asiáticos, com algumas tomadas de ação que simulam plano sequência. Mesmo com alguns acontecimentos não-lineares, é fácil entender o que está se passando na história – por mais que alguns momentos são tão WTF que você se recusa a acreditar.
É perceptível a evolução de Chan-wook Park em relação ao filme anterior, Mr. Vingança, sem que o diretor perca a identidade. O resultado é justamente este dinamismo e uma história que conseguiu ser ainda mais complexa do que o primeiro filme.
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É absolutamente possível incluir Oldboy na lista de melhores produções do século 21. É uma trama intrigante, doentia em diversas formas e que traz a dualidade da vingança – que surge dos dois lados da história. É um filme completo, que certamente não precisava ganhar um remake ainda mais ocidentalizado só porque os norte-americanos têm preguiça de ler legendas.
Se hoje o cinema coreano conquistou seu espaço com produções como A Criada, O lamento e Invasão Zumbi, Chan-wook Park e seu Oldboy têm grande parte nisso.
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