Resumo completo de Bojack Horseman
Resumo completo de Bojack Horseman
11/09/2018
Remakes: Scarface
9 Filmes que você não sabia que eram remakes
20/09/2018

Oldboy | O filme que voltou as atenções para o cinema coreano

Oldboy

 

Quando se fala em cinema coreano a primeira lembrança da maioria das pessoas será Oldboy (Oldeuboi). O filme ganhou status de cult depois de seu lançamento em 2003 e até hoje é uma das principais referências de produções da Coreia do Sul. O filme é a segunda parte da “Trilogia da Vingança”, uma sequência extraoficial dos filmes do diretor Chan-wook Park.

Na história, Oh Dae-Su (Min-sik Choi) é capturado numa noite chuvosa quando está bêbado e levado para um cativeiro onde seria mantido pelos próximos 15 anos. Sem explicação alguma do porquê da captura, ele é alimentado pelos sequestradores, tem apenas uma TV para passar o tempo e é sedado para que não cometa suicídio.

OldboyQuando ele é libertado, também sem explicação, ele tem apenas cinco dias para encontrar seu captor e se vingar pelo período de reclusão. Em sua jornada de vingança ele conta com a ajuda da jovem Mi-do (Hye-jeong Kang). Mas não demora muito pra ele descobrir que sua captura também tinha sido motivada por vingança e que ele ainda estava sendo um fantoche numa sádica vendeta contra acontecimentos do passado.

Sem dúvida o que faz com que Oldboy seja um queridinho cult (no bom sentido) até hoje é o seu complexo roteiro, cheio de reviravoltas e de acontecimentos que nem sempre são o que aparentam. É praticamente impossível você matar a charada e isso só torna o suspense ainda mais envolvente, já que você só conhece a maioria dos fatos junto com o personagem. O plot twist desgraçante só serve pra coroar uma trama que já é perturbada desde o início.
 

 

Mas nós sabemos que há vários filmes com histórias complexas no cinema coreano. Então, o que torna Oldboy tão especial? Um dos diferenciais que pode ter agradado as audiências ocidentais é a estilização do filme. A edição é mais dinâmica do que o habitual nos filmes asiáticos, com algumas tomadas de ação que simulam plano sequência. Mesmo com alguns acontecimentos não-lineares, é fácil entender o que está se passando na história – por mais que alguns momentos são tão WTF que você se recusa a acreditar.

É perceptível a evolução de Chan-wook Park em relação ao filme anterior, Mr. Vingança, sem que o diretor perca a identidade. O resultado é justamente este dinamismo e uma história que conseguiu ser ainda mais complexa do que o primeiro filme.

Leia a nossa crítica completa de Mr. Vingança

Oldboy

É absolutamente possível incluir Oldboy na lista de melhores produções do século 21. É uma trama intrigante, doentia em diversas formas e que traz a dualidade da vingança – que surge dos dois lados da história. É um filme completo, que certamente não precisava ganhar um remake ainda mais ocidentalizado só porque os norte-americanos têm preguiça de ler legendas.

Se hoje o cinema coreano conquistou seu espaço com produções como A Criada, O lamento e Invasão Zumbi, Chan-wook Park e seu Oldboy têm grande parte nisso.

Nota de Oldboy

Imagens: © 2004 – Tartan Films


Compartilhe: