Mr. Vingança
Mr. Vingança | O aquecimento para Oldboy
28/08/2018
Estreias de setembro de 2018
10 Estreias de setembro de 2018 para não perder
03/09/2018

10 Continuações de filmes melhores que os originais

Continuações de filmes melhores que os originais: A balada do pistoleiro

 

Geralmente quando um filme faz muito sucesso nas bilheterias os executivos de Hollywood têm seus olhos brilhando em cifras com a possibilidade de fazer ainda mais dinheiro. É assim que surgem a maioria das continuações. O único problema é que a ânsia por bilheterias astronômicas acaba resultando em sequências inferiores ao filme que tinha feito tanto sucesso. Felizmente para esta regra também existem exceções. E é pra provar isso que listamos aqui 10 continuações de filmes melhores que os originais:

 

1. O Poderoso Chefão 2

Já começamos com um filme que pode gerar controvérsia pelo simples motivo de que o primeiro filme é simplesmente muito bom e considerado um dos melhores produzidos até hoje. Eu particularmente prefiro considerar o 1º e o 2º filme uma obra única e impecável. Porém, é o segundo filme que deixa a saga da família Corleone ainda mais interessante. Além de conhecermos melhor a construção da família nos primeiros anos em que Vito se estabeleceu nos Estados Unidos, temos a jornada de Michael contada de forma paralela, mostrando que, assim como seu pai, ele também era um homem que estava em paz e não queria guerra com ninguém, até que ele não estava mais em tanta paz assim e precisou recorrer à violência.

continuações de filmes melhores que os originais: O poderoso chefão 2

 

2. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Diferentemente do exemplo que citamos ali no início do texto, O Senhor dos Anéis nunca foi continuado só por causa do dinheiro, ele sempre foi pensado como uma trilogia. Isso fica bem evidente quando sabemos que tudo foi filmado antes do primeiro filme estrear, o que garantiu a unidade da equipe de produção e a qualidade do material desenvolvido. O motivo para o terceiro filme ser o melhor é simples: a história se torna mais emocionante. Os dois filmes anteriores pavimentaram o caminho para que o clímax do filme fosse tão emocionante quanto os fãs esperavam. O resultado? Onze Oscars na sacolinha do Sr. Frodo Bolseiro.

Continuações de filmes melhores que os originais: O retorno do rei

 

3. Batman: O Cavaleiro das Trevas

Quando o gênero dos filmes de super-heróis parecia estar saturado (uma década depois ainda está), eis que Christopher Nolan pesa o tom sombrio do segundo filme de sua trilogia do Batman. Com um Coringa mais sombrio e diferente das versões anteriores, o que poderia ser só apenas mais um filme de super-herói se tornou em um thriller dos bons, com direito a cenas de ação que ajudam a contar a história, em vez de se tornarem o foco da trama.

continuações de filmes melhores que os originais: O cavaleiro das trevas

 


 

4. O Exterminador do Futuro 2

Sim, nós somos extremamente felizes pela existência do primeiro Exterminador do Futuro. Mas vamos ser sinceros, se você assistir hoje vai perceber como tudo era meio tosquinho ali. Além disso, a sequência mostrou que o androide de Arnold Schawrzenegger é bem mais legal como aliado do que como vilão. O filme ainda aprofundou a questão da guerra entre humanos e robôs e consolidou Sarah Connor como uma heroína de ação.

Por falar em Sarah Connor, confira a nossa lista de mães fodonas do cinema

continuações de filmes melhores que os originais: O exterminador do futuro 2 

 

5. Star Wars: O Império contra-ataca

Com o sucesso garantido do primeiro filme, Star Wars: O Império contra-ataca pode sair das amarras de criação de universo e apresentação de personagens e se aprofundar neste universo. É nele que conhecemos os 50 tons de Darth Vader, vimos Luke se inteirar mais sobre a Força e, é claro, temos aquele épico momento de revelação de paternidade que deixa qualquer teste de DNA do Ratinho no chinelo. Sem contar que deixa aquele baita final em aberto para o terceiro filme só chegar e matar no peito (embora tenham preferido avacalhar o negócio com Ewoks).

Você pode nos ajudar a construir o nosso ranking de Star Wars votando neste post aqui.

Continuações de filmes melhores que os originais: O império contra-ataca 

 

6. Toy Story 3

Eu confesso que eu não era a pessoa mais empolgadas pelo terceiro Toy Story porque eu já tinha achado o segundo meio desnecessário. Mas o filme foi bem além do lance “brinquedos querendo voltar pra casa” e lidou justamente com toda a questão do crescimento do Andy e do que acontece com os brinquedos quando as crianças crescem. As crianças que assistem não conseguem ter uma compreensão tão profunda deste filme como os adultos. O filme tocou tanta gente que houve até uma grande campanha para que ele ganhasse o Oscar de Melhor Filme naquele ano.

Continuações de filmes melhores que os originais: Toy Story 3

 

7. A balada do pistoleiro

A não ser que você seja um cinéfilo raiz ou curta muito o trabalho do Robert Rodriguez é possível que nem tenha ouvido falar deste filme. Mas provavelmente ouviu falar do que veio depois dele, Era uma vez no México, que convenhamos, é péssimo. A primeira parte da trilogia é El Mariachi, o primeiro filme do diretor. A produção é bem experimental e lembra trabalho de faculdade, mas já imprime bem a marca de Rodriguez. Isso chamou a atenção de alguns investidores e pra sequência ele já conseguiu um orçamento maior e estrelas como Antonio Banderas e Salma Hayek, em um filme tão eletrizante como o primeiro mas com melhor suporte técnico. Não precisava ter maculado a franquia com um terceiro filme.

Continuações de filmes melhores que os originais: A balada do pistoleiro

 

8. Blade Runner 2049

Prevejo tretas com este aqui. Sim, o primeiro Blade Runner tem sua importância na história do cinema e no imaginário cinéfilo, mas ninguém pode negar que, mesmo se tratando de uma trama futurista, o filme ficou preso nos anos 1980. Mais de 30 anos de tecnologia fizeram bem pra dar uma nova cara à franquia, mas ainda havia o medo em relação à profundidade filosófica que poderia se perder com a sequência. Felizmente isso não aconteceu e Blade Runner 2049 conseguiu se aprofundar neste universo trazendo à tona outros dilemas sobre o que é humano ou não e que diferença prática isso faz. Apesar da complexidade da trama ter afastado um pouco o público, o filme conseguiu abocanhar dois Oscars técnicos em Fotografia e Efeitos Visuais.

Leia a nossa crítica de Blade Runner 2049

Continuações de filmes melhores que os originais: Blade Runner 2049 

 

9. Annabelle 2: A criação do mal

Ok, pode até parecer piada esse aqui mas Annabelle 2 merece estar nesta lista. É fato que o primeiro filme é tão ruim que a gente nem entende por que fizeram uma sequência? É. O primeiro apela para os recursos mais bestas dos filmes de terror e já preocupava pelo fato de ser um spin-off de Invocação do Mal, que é bom. Sem esperança nenhuma, Annabelle 2 consegue surpreender a audiência e criar um terror melhor elaborado do que os jump scares da boneca maldita. Não é uma obra-prima do gênero, mas é um filme bem decente para se assistir e levar uns sustos. Abriu brecha para um terceiro, que é uma verdadeira loteria quanto a sua possível qualidade.

Confira a nossa crítica de Annabelle 2

Continuações de filmes melhores que os originais: Annabelle 2 

 

10. Fragmentado

A essas alturas e com um terceiro filme em andamento, você já deve ter se ligado que Fragmentado é uma sequência de Corpo Fechado, né? O primeiro filme, com Bruce Willis e Samuel L. Jackson, é bem interessante e levanta a questão dos super-heróis do mundo real. Mas a sequência estrelada por James McAvoy adota uma linha aparentemente bem diferente, com um homem que possui múltiplas personalidades, transformando-o em um psicopata, um cara com TOC, uma criança, uma fera, uma deusa, uma louca, uma feiticeira… sim, o filme é demais. A segurada da ligação entre os filmes foi uma jogada muito inteligente que nos deixa ainda mais curiosos para o fechamento da trilogia.

Continuações de filmes melhores que os originais: Fragmentado

 

Imagens: © 1974 – Paramount Pictures / © 2003 New Line Cinema / © TM &DC Comics.2008 Warner Bros. / © 1991 – TriStar Pictures / © Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved / © Disney/Pixar / © 1995 Columbia Pictures Industries, Inc. / © 2017 Warner Bros. / © 2017 Warner Bros. Entertainment Inc. / © 2016 – Universal Pictures

Compartilhe: