Resumo da 1a temporada de american gods
Resumo da 1ª temporada de American Gods
01/03/2019
O menino que descobriu o vento
O menino que descobriu o vento | Inspirador, mas meio óbvio
11/03/2019

12 Personagens femininas pra lembrar que Inferior é o Car*lho

personagens femininas: hermione

 

Inferior é o Car*lho é um livro essencial para entender como as mulheres têm sido subjugadas pela ciência desde… bem, desde sempre. Escrito pela jornalista britânica Angela Saini e publicado no Brasil pela DarkSide Books, o livro mostra como estudos deixam de lado ou tentam justificar uma suposta inferioridade feminina, sempre rebatendo tais “estudos” com evidências ignoradas, dados não ou mal analisados e outros experimentos que refutam tais ideias, mas que acabaram não recebendo a mesma visibilidade.

personagens femininas

Neste lembrete de que mulheres são e sempre foram f*da, separamos algumas personagens femininas de filmes – fictícias ou não – para lembrar que não existe inferioridade intelectual alguma e que mulheres devem sim ser ouvidas e respeitadas.

 

 1. Katherine Johnson, de Estrelas além do tempo

Já começamos com uma personagem real que foi interpretada no cinema por Taraji P. Henson. Esta matemática teve importantes contribuições na Nasa, inclusive com cálculos essenciais para o Programa Apollo, que permitiu a viagem do homem à Lua.

Leia a crítica completa do filme

personagens femininas

 

2. Joan Castleman, A Esposa

Para o grande público, Joan é a esposa de um renomado escritor que está prestes a ser agraciado com o Nobel de Literatura. Porém, somente ela e o marido sabem que toda a obra dele é resultado do talento de Joan, que começou apenas revisando e fazendo ajustes (lê-se “reescrevendo”), mas que na verdade é a mente por trás de todos os best-sellers.

Leia a crítica completa do filme

A esposa

 

3. Shuri, de Pantera Negra

Vamos combinar que se não fosse pela irmã, o Pantera Negra não iria muito longe na história. Ela é o gênio por trás de todos os trajes, veículos, equipamentos e gadgets que o herói usa, além de controlar tudo remotamente. Sem contar que a tecnologia dela deixa a do Homem de Ferro no chinelo.

Leia a crítica completa do filme

 

4. Dorothy Vaughan, de Estrelas além do tempo

A primeira mulher negra promovida a chefe de departamento na Nasa também está aqui na lista. Além de ser matemática e de liderar uma equipe de mulheres na agência espacial, ela se especializou em computação e programação. No filme ela é a primeira a conseguir entender um super computador comprado pela Nasa mas que estava parado porque ninguém sabia usá-lo.

personagens femininas

 

5. Joy Mangano, Joy

Também estamos falando de uma pessoa real aqui, que foi de mãe e dona de casa com problemas financeiros a uma grande empreendedora. Joy tinha uma visão para inventar coisas que resolvessem problemas do dia a dia e uma destas ideias deu certo graças à persistência dela – o “esfregão mágico”, que foi um sucesso de vendas pela TV e ajudou Joy a conquistar seu império.

Leia a crítica completa do filme

personagens femininas: joy

 

 

6. Hermione Granger, da franquia Harry Potter

Vamos combinar que se não fosse pela Hermione o Harry nem teria sobrevivido ao primeiro filme, não é mesmo? A amiga estudiosa do protagonista não apenas ajudou Harry e Rony a passarem de ano, mas a sobreviverem às ameaças do mundo bruxo, principalmente envolvendo o vilão Lorde Voldemort. Hermione merecia um pouco mais de reconhecimento pela sua contribuição à saga.

personagens femininas: hermione

 

7. Mary Jackson, de Estrelas além do tempo

Sim, este filme tem muita mulher poderosa. Mary Jackson foi ninguém menos do que a primeira engenheira da Nasa e só conseguiu isso porque conseguiu na justiça o direito a estudar e a obter esta formação. Já pensou não poder cursar uma faculdade só por ser mulher? Então, isso era super normal há muito pouco tempo atrás e é graças a mulheres como Mary que achamos esta prática um absurdo hoje em dia.

 

8. Elle Woods, de Legalmente Loira

Quem disse que garotas vaidosas, que usam grifes e saltos são fúteis e burras? Elle Woods pode até ter tentado entrar em Harvard só pra conseguir o namorado de volta, mas foi graças aos próprios méritos que ela foi tão longe. Pra começar, não é assim fácil apenas “entrar” em Harvard, não é mesmo? Mas mais do que isso, ela entrou para um seleto programa de estágio e ganhou um difícil caso no tribunal ainda no seu primeiro ano de faculdade – além de se formar como oradora da turma. Pra quem acha que isso é fácil, vai lá e faz igual!

 

9. Princesa Leia, da franquia Star Wars

Leia é provavelmente uma das personagens mais injustiçadas da saga Star Wars. A gêmea de Luke, apesar do título de “princesa”, está longe de ser uma donzela em apuros – apesar do primeiro filme tentar nos convencer disso. Ela virou general e fez muito mais pela Aliança Rebelde do que seu irmão, que ainda estava “tentando se descobrir” nesse mundo. A Força sempre esteve com ela, e, mesmo sem treinamento Jedi, Leia é uma guerreira que merece todo o nosso respeito.

personagens femininas: star wars

 

10. Trinity, de Matrix

Morpheus pode até parecer o cara que sabe de tudo, mas foi Trinity que convenceu o cabeça dura do Neo de que ele era “o escolhido”, além de salvar o traseiro hacker dele mais de uma vez. É uma pena que a franquia tenha acabado relegando o papel dela ao de “esposa”, porque a Trinity podia ter muito bem liderado a guerra entre humanos e máquinas sem as empatadas do Neo, que entrou nessa só porque alguém decidiu que ele era uma espécie de messias. Mesma situação Hermione x Harry Potter aqui.

personagens femininas: matrix

 

11. Emmeline Pankhurst, de As sufragistas

Apesar de ter um tempo de tela bem reduzido, Emmeline é a única personagem principal de As sufragistas que existiu de verdade. Ela foi a fundadora do Partido Sufragistas, que lutava pelo direito a voto das mulheres na Inglaterra. Embora o filme a retrate como uma quase celebridade intocável, Emmeline também foi presa e fez greve de fome, assim como tantas outras mulheres que militavam pela causa.

Leia a crítica completa do filme

personagens femininas: sufragistas

 

12. Katniss Everdeen, da franquia Jogos Vorazes

Após se voluntariar para os Jogos Vorazes, Katniss usa a inteligência e suas habilidades de arqueira não apenas para sobreviver ao jogo – que só permite que o campeão saia com vida – mas para dar um xeque-mate e garantir um empate. Ela desafia o governo totalitário que impõe este jogo cruel e une diversos distritos por um novo modelo de sociedade.

personagens femininas: jogos vorazes

 

Imagens: Hopper Stone/Hopper Stone, SMPSP – © TM & © 2017 Twentieth Century Fox Film Corporation / © Meta Film London Ltd / © 2017 – Marvel Studios / © TM and © 2015 Twentieth Century Fox Film Corporation / © 2004 Warner Bros. Ent. Harry Potter Publishing RightsJ.K.R. / © 2001 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc / © LucasFilm / © 2003 WARNER BROS / © 2015 – Focus Features / © 2011 – Lionsgate

 

 

Compartilhe: